quarta-feira, 2 de maio de 2007

INFIDELIDADE CONJUGAL

Todos nós temos visões de um amor e um casamento perfeito no qual nunca machucaremos um ao outro, relevaremos as faltas, seremos honestos, abertos, exclusivos, encorajadores e fiéis.Como é possível que tais compromissos sejam abandonados, e homens e mulheres traiam-se mutuamente, e com o passar dos anos, cada vez mais? Pesquisas atuais nos dão alguns números referentes aos casos de infidelidade.

A revista Veja (Jan/2002) trouxe uma pesquisa que revelam que 47% das mulheres e 60% dos homens comprometidos são infiéis. Estas traições geralmente ocorrem nos primeiros 4 anos de relacionamento, e que as razões masculinas, comumente, estão ligadas ao sexo propriamente dito e a das mulheres a problemas de relacionamento. A mesma revista em outra pesquisa aponta que o fator considerado mais importante numa relação é a fidelidade, confirmada pela recente pesquisa entre mulheres no RJ (Nascimento, 2004). Contradição?!? Como podemos valorizar tanto a fidelidade, odiar a traição e ser complacentes com os casos extra-conjugais, que atualmente ocorrem aproximadamente, em 2 de cada 3 casamentos?

É inegável o dano psicológico para ambos – traído e traidor. Compreender com isto ocorre pode nos ajudar a perceber, antecipar e prevenir o processo que cedo ou tarde pode desenvolver-se em nossa vida.

Os casos na maioria das vezes reflete tentativas de satisfação de expectativas não atendidas, consciente ou inconscientemente, de natureza frustrante numa relação. Tal busca de atender necessidades internas no mundo externo é tola porque, na maioria das vezes, são questões que envolvem crises pessoais de auto-valorização e auto-estima.

Os casos ocorrem quando maridos e mulheres chegam num ponto de descrença total na mudança. Esta desesperança provoca uma dúvida imperativa de que o casamento não irá satisfazer importantes necessidades não resolvidas no contexto do casamento. A natureza desta necessidade direciona a pessoa a ser buscada , ou a que será permitida aproximar-se. Algumas necessidades são comumente identificadas como motivos para traições:

a) Necessidade de Conquista – Geralmente ligados a masculinidade, a conquista sexual está muito ligada ao poder de atração. No passado isto era mais comum, quando a iniciativa era a marca masculina e a passividade feminina. Para muitos homens mulher boa era a difícil. A relação de desafio era a que excitava, e no casamento ela deixaria de existir. Haveria muito pouco a se conquistar. Este recurso era e ainda é um eficiente suporte para a auto-valorização e dificilmente se conseguirá sobreviver sem ele; a não ser que ocorra uma revisão dos valores da masculinidade.

b) Necessidade de um Amante Jovem – Para alguns atingir a 3ª idade é algo ameaçador. Afinal toda nossa cultura é direcionada para os jovens. Mesmo com a ameaça do “tio Sukita”, enfrentar o envelhecimento pode ser doloroso. Durante este processo muitos deixam de se sentir atraentes, viris e sexy. O declínio das paixões sexuais, as insegurança e as necessidades de valorização que deixam de ser preenchidas em casa passam a ser buscadas em outros círculos. Todos nós precisamos aceitar as mudanças que ocorrem em nossas vidas e o envelhecimento é uma delas.

c) Necessidade de Vencer a Depressão – A depressão pode ser a base para muitos desdobramentos comportamentais, incluindo os motivos de infidelidade conjugais. Geralmente eles podem aparecer como meio de fuga do tédio, falta de objetividade na vida, perdas pessoais, desesperança, raivas e irrealizações. Quando tudo vai mal, seja lá qual for a fonte real da tristeza o companheiro é sempre o pólo das insatisfações. Ele é visto como o principal responsável pela felicidade do casal. Os casos ocorrem como meio de trazer excitação e prazer temporário, ou até como mesmo retaliação inconsciente contra o cônjuge.

d) Necessidade de evitar intimidade – No relacionamento conjugal necessariamente temos que lidar com a questão da dependência. Ela exerce parte fundamental no vínculo matrimonial. Isto pode ameaçar. Proximidade e intimidade nos torna vulneráveis, depender totalmente do outro pode trazer risco insuportável. Pode ocorrer, sem mesmo estarmos conscientes disto, de mentalmente fazermos uma “divisão de papéis”. Alguns são destinados ao nosso cônjuge outros direcionados para outras pessoas fora do casamento. Muitos casais estão famintos por aproximação, mas não crêem que seus companheiros conseguirão saciá-los em suas necessidades. Na realidade não querem que eles o façam. Um marido ou uma mulher pode representar determinada figura incongruente com outra imaginária. Por ex. ser uma boa mãe está dissociado de ser uma boa amante. Ser um pai responsável entra em choque com as fantasias sexuais alimentadas. A razão desta fragmentação geralmente vem de um modelo familiar distorcido. Esquecemo-nos que homens e mulheres são destinados a relacionamentos completos. Quando uma necessidade vital, como a dependência é retirada, será buscada em outro lugar, fora do casamento.

e) Necessidade de dupla identidade – Quando laços que unem o casamento são por demais aprisionadores (tipo obrigatórios), geralmente ligados a questões religiosas e morais. Pode ser que o homem ou mulher sinta necessidade de viver um outro tipo de vida furtiva. É o relacionamento mais enganador e hipócrita que existe. Finge-se “pelo bem dos filhos”, até que as criança cresçam”, “o que os outros vão pensar”. O outro exerce uma função simbólica. Não existe intimidade,pelo contrário, só distanciamento e superficialidade. A excitação e paixão reais ocorrem em outro lugar , com outra pessoa. Na maioria das vezes , estão satisfeitos, pensam que não estão machucando ninguém e recebem o melhor dos dois lados. A permanência desta fragmentação poderá gerar sentimentos ambivalentes e questionamentos internos , afetando a produtividade cotidiana.

A fim de manter encoberto o relacionamento extraconjugal o traidor reagirá com dissimulação e negação. Este esforço de guardar segredo será como um espinho na carne, sempre indicando que há algo de errado.

Pode ocorrer de existir culpa, que nem sempre é consciente, manifestando-se em irritabilidade, discussões, depressão e até mesmo falta de cuidado consigo mesmo (autodestruição). Alguns não suportam o peso das mentiras e falsidades e acabam contando tudo. O efeito sobre o cônjuge é devastador: choque, raiva, dor, dúvida, perturbação mental, confusão, depressão, difícil, é dizer se a ferida será cicatrizada e a confiança restabelecida. De qualquer forma resgatar o relacionamento poderá representar um esforço e coragem gigantescos. A cura leva mais tempo do que se espera , mas menos tempo do que se teme. O caminho da reestruturação passa pelo diálogo honesto e pela busca da mudança. Do mesmo modo a separação: pelo respeito dos limites e individualidades, direito ao luto e realinhamento de conduta. Feito isto o equilíbrio finalmente poderá ser estabelecido.

É possível ser fiel? Veremos no próximo artigo.

25 comentários:

Unknown disse...

Dr Virgilio todo o seu comentário, aconteceu comigo e com a graça de Deus estamos vivendo melhor do que antes.Amei esse tema, é muito importante que os casais leiam juntos tudo o que aqui foi escrito, para que muitas lágrimas evitem de serem derramadas.Parabéns!Que o Senhor te abençoe á cada dia!

Anônimo disse...

Após 17 anos de casada me deparei com essa situação, estou tentado dar a volta, procuramos ajuda, porem esta muito recente. Em nenhum momento despresei meu conjuge, meus filhos não sabem, não quero afetar minha familia se saimos dessa bem, sendo que não houve nada de concreto entre as partes afetadas. Peço que orem a Deus por mim.Esta muito dificl...

Anônimo disse...

Estou passando por um momento bem tribulado em minha vida. No acampamento de carnaval meu marido conheceu uma moça 10 anos mais jovem q ele, ele me traiu, a moça sabe q ele é casado tem uma filha com menos de 1 anos e eles mentem para os pais dizendo q ele é separado. Penso q é o inimigo em nossas vidas, até pq,ele lamenta muito e diz não conseguir ter forças para reatar comigo. nós ( eu e o meu marido) nos encontarmos todas as semanas, e ele me trata como se fosse a sua esposa ainda, mesmo querendo se separar de mim. Ele ficou revoltado com a igreja ao dizer q ele estava adulterando e estava colocando em risco a sua salvação.E ele achou q a igreja estava julgando ele. mas graças a Deus com muita oração, ele já não pensa mais assim, agora ele pede para mim orar por ele, para Deus abrir os seus olhos pois ele quer ver o q ele esta fazendo. sinto q ele esta muito confuso, eu estou disposta a ajuda-lo, pois eu o amo d+. Peço uma orientação de como me portar a esta situação. Ore por mim. Obrigada.

Anônimo disse...

A infidelidade matrimonial, e condenada pela Bíblia, mas pq ela contece na vida das pessoas, muitas vezes qdo uma pessoa trai a outra é pq esta faltando alguma coisa em casa, como esta o tratamento de um para com o outro. Será que estão tendo a atenção que merece, qdo o fato acontece aparece umm monte de santos pra jogar pedras no outro, será que alguem foi perguntar porque o fato aconteceu^?
O Ser humano basicamente necessita e gosdta de ser carinhado, até os animais gosdtam de carinho. E muitas vezes as mulheres adventistas são culpadas pois na confiança de que o marido é crente e que não irá fazer nada de errado trata-o de qualquer maneira e dentgro da igreja existe muitas pessoas carentes tanto homem como mulher. Imaginam qdo num casamenteo a mulher simplesmente não tem mais vontade sexual e passa dois treis até seis meses sem procurar o marido e quando é procurada fica nervosa, o que deve fazer o homem nesse caso? Gente o desejo sexual é muito forte tanto no ser humano como nos animais. E a pessoa sofre, como se pode ser feliz numa situação dessa?
Esta pessoa que seu marido lhe traiu com uma mais nova será que só ele esta errado, como ela o tem tratado?
Muito difícil pois só o casal sabe na realidade o que se passa entre eles.
E se mão tem em casa vai procurar na rua com pena de ter problemas com Deus.
Qdo a pessoa casa o seu desejo deveria ser só pra quela pessoa, mas o que acontece na realidade é que o desejo vai também pra outras pessoas tanto homem como mulher, desejam outra pessoa ao invés do seu marido ou esposa.
Situação muito difícil do Adventista em reação ao sexo no casamento só Deus pode dar a solução. Para o homem que tem uma mulher ativa é muito ´facil quero ver quem não tem e mão pode recorrer fora.
Que Deus nos abencoe a todos.

Anônimo disse...

acho que ser cristao nao perde a identidade nem morre para mundo mais aprender se conhecer tendo alta confiança sempre auxiliada por o maio criador deus o problema q alguns irmao nao sabe que o amor faz que nos enchergamos nossos companheiro ele ja nascerao com a dependeça de ser enchergados cuidados amados somos feita recheadas pelo amor de deus temos q colocar as coisa cada em seu lugar com deus nos encinou amar como ele amou encinalos como ele nos encinou amar nao e seder o mal mais mostra como viver, bem se nossa fe fosse do tamanho da mustada estavamos salvos

Anônimo disse...

Eu estou separada a um ano porque meu namorado não suportou a pressão da igreja, eu sou solteira e ele é casado, lendo os depoimentos posso dizer que namoramo dois anos e meio, até a pressão da igreja dele explodir, ninguém ficou sabendo de nada, mas perdi um namorado, um amigo, um companheiro maravilhoso que me fazia muito feliz. Que Deus abençoe a todos nós.

Anônimo disse...

Muitas lágrimas já rolaram por causa do "adultério" infelizmente ninguém escapa desta situação, homens e mulheres estão sofrendo calados por causa disso em suas casas, o nosso sofrimento só Deus pode curar e isso pode levar uma vida inteira, não podemos falar nem demonstrar nada, estamos sufocados. Que Deus nos ajude.

Anônimo disse...

Uma pessoa madura corre o risco de passar pela infidelidade conjugal mais do que a imatura, a madura percebe o erro que cometeu tarde demais e não tem mais tempo de corrigi-lo sem provocar sofrimentos , o amor tem que se calar para sempre. Só Deus para nos ajudar neste momento tão difícil. As provações causam feridas enormes.

Anônimo disse...

Dr. Virgilio, obrigada por este espaço, como tenho visto infidelidade conjugal entre as pessoas do meu convivio, elas acham tudo natural, e Deus não está a frente de nada nem de ninguém, o que importa é o que eles desejam, o que eles querem, a vida deles é tão mais importante que não há nada nem ninguém que os façam parar, parar para pensar, parar para refletir, não importa mais nada, apenas ser feliz. Que Deus abençoe a todos nós.

Anônimo disse...

Dr. Virgilio, gostaria se possivel que na próxima mensagem sobre o tema o senhor nos explicasse como algumas esposas conseguem perdoar e continuar com o casamento, como elas conseguem olhar para o marido sabendo que ela já foi traída e ter um convivio tranquilo até por causa dos filhos e a familia em geral, como o senhor pode nos explicar quando a traição ocorre com a esposa, ela traindo o esposo, como ele perdoa a traição, como agir nessas situações naturalmente sem criar conflitos, há um caminho para o verdadeiro perdão entre o traído e o traidor.

Anônimo disse...

TENHO PASSADO POR MAIS UM DE TANTOS CASOS ESTOU CASADO HÁ + OU - 8 ANOS E NESTE ÚLTIMO ANO DEVIDO A SITUAÇÃO FINANCEIRA ARRUMEI 2 EMPREGOS TENDO Q TRABALHAR TODAS AS NOITES, A MINHA ESPOSA NÃO GOSTAVA, RECLAMOU MUITO E DISSE Q EU ACABARIA LEVANDO UM "CHIFRE" NÃO ACREDITAVA NESTA POSSIBILIDADE ATÉ Q UM DIA ELA COMEÇOU A MUDAR, A SE VESTIR DIFERENTE,FOI P/ ACADEMIA, ENFIM DISSE Q TINHA OUTRA PESSOA E Q ESTAVA ENVOLVIDA EMOCIONALMENTE COM ELE, MAS Q ESTAVA LUTANDO CONTRA ISSO, E DESCOBRI, Q ELA FALAVA COM ELE TODOS OS DIAS VÁRIAS VESES AO DIA E CONTAVA TUDO A ELE, EU FIQUEI ESTREMAMENTE ABALADO A PONTO DE ENLOUQUECER DE RAIVA E FAZER UMA BESTEIRA, PRINCIPALMENTO PQ DESCOBRI Q A PESSOA ERA MEU VIZINHO, ELA NEGAVA TER RELAÇAO INTIMA COM ELE, MAS EU NÃO ACREDITAVA, ENFIM AMO MINHA ESPOSA DISSE Q EU APERDOAVA, MAS Q ELA TINHA Q ACABA C/ ISSO E PARA PIORAR A SITUAÇÃO ELA ENCONTROU O SEU 1ª NAMORADA O QUAL ELA NÃO O VIA HÁ 12 ANOS SENTARAM CONVERSARAM E RESOLVERAM VOLTAR E ELA NO MESMO DIA DISSE Q GOSTAVA DELA E Q QUERIA CASAR COM ELE E DA UMA FILHA P/ ELE A FILHA Q ELA HAVIA TIRADO QDO ADOLESCENTE, ATÉ ESSE PERIODO A MINHA ESPOSA ERA UMA MÃE MARAVILHOSA, ÓTIMA ESPOSA E SEMPRE TRABALHOU NA IGREJA, ELA ME DIZIA Q P/ ELA, ERA COMO SE ELA ESTIVESSE ENDEMONHADA, P/ TÁ FAZENDO TUDO AQUILO COM A NOSSA FAMILIA, TEMOS UM CASAL UM DE 7 E 2 ANOS. ORA O DEUS PELO PODER DA CURA PARA MIM E DO ARREPENDIMENTO P/ELA, POIS ELA DIZ NÃO TER FORÇAS P/ VOLTAR, TENHO ME MANTIDO EM CASA MAS ESTOU INTERNAMENTE C/ A MINHA VIDA DILASCERADA SÓ Q AMO MUITO ELA, MAS ESTOU NO MEU LIMITE OS MEUS FILHOS SEMPRE TIVERAM UM LAR COM HARMÔNIA,TRANQUILIDADE SEM BRIGAS E JÁ ESTAO SENTINDO MUITO A NOSSA SEPARAÇÃO, TUDO ISSO JÁ LEVOU 6 MESES GOSTO DELA DEMAIS DIGO Q AINDA NÃO FUI EMBORA PQ DEUS TEM ME AJUDADO A NÃO DESISTI DA NOSSA FAMILIA, EU SEI Q O INIMIGO QUER ISSO, ELA VEIO DE UM LAR PROBLEMÁTICO E ONDE SEUS PAIS SE DIVÓRCIARAM E VIU A TRAGÉDIA Q FOI NA VIDA DOS FILHOS. NÃO VEJO COMO TUDO POSSA VOLTAR, MAS SEI Q EXISTE UM DEUS EM ISRAEL E SE ELE TA ME DANDO FORÇAS NÃO TEMEREI, MAS É MUITO DURO TUDO. SABE Q A SUA MULHER TA NESSA VIDA. NÃO DEIXEM OS SEUS LARES, NOS HULMILHEMOS AO SENHOR E ELE CURARÁ A FERIDA Q HOUVE E SARARÁ A TERRA DO NOSSO CORAÇÃO.

Anônimo disse...

Dr. Virgilio, e com carinho quevenho felicita-lo por esse assunto acerca da infidelidade conjugal, realmente em tempos que vivemos os casais estao perdendo sua indentidade e os propositos de Deus para o lar e a familia estao de cabeça para baixo. E estranho o pensamento de que em lar cristao possa ocorrer esses desastres conjugais. Esse mal perigo tem rondando os lares cristaos, mas cabe aos conjuges evita-lo. Nesse caso ser necessario uma conversa aberta entre ambos. Que haja entre os casais o respeito mutuo e confiança em nosso Senhor

Anônimo disse...

Dr. Virgiliopor acaso entrei no seu site e resolvir lhe enviar este comentário. Por favor não se ofenda com o que eu vou escrever: A nossa IGREJA ADVENTISTA vai de mal as pior!Quando a IGREJA vai mal, o culpado são os LÍDERES, nós podemos examinar nas SANTAS ESCRITURAS!Aqui na IGREJA ADVENTISTA DO 7°DIA, que eu frequento, é um casa des-casa vergonhoso. Tem um médico que já casou 5 vezes, e continua sendo membro REGULAR, COMO PODE! Agora lhe pergunto: Como eu vou dizer para o meu filho, que o CASAMENTO é até que a MORTE os separem, se na igreja da qual fazemos parte a coisa NÃO funciona deste jeito? E.G.W, diz em um dos seus livros, se não estou enganado O LAR ADVENTISTA, que o casamento é uma união VITÁLICIA , e logo depois, ela mesma se contradiz, dando inúmeras desculpas para o DIVÓRCIO? No passado a IGREJA ASD, era realmente contra o divórcio, mas isso foi coisa do passado, atualmente a CARTILHA é diferente. sendo assim só nos resta esperarmos para presenciarmos, logo após a legalização, o 1° casamento GAY, diante do altar das nossas IGREJAS ADVENTISTAS do 7° DIA. Quando CRISTO disse: Quando o FILHO do homem vier, por acaso achará fá na terra? ELE sabia o que estava falando. VAMOS SER SINCEROS BASTA DE TANTA HIPOCRISIA! Que direito, NÓS Adventistas, temos de chamar os membros das outras igrejas "GENTE DO MUNDO"? É por isso que a BÍBLIA DIZ: AI DOS PASTORES QUE DISPERSÃO AS MINHAS OVELHAS!!

Anônimo disse...

Eu sou casada a oito anos e sou 100% fiel ao meu marido e sei que meu marido é 100% fiel a mim tambem. Isso ocorre desde o namoro.Porque decidimos assim. Amor e casamento são visto para nós dois como uma decisão que não tem volta.Por isso os nossos problemas, em qualquer aspecto, inclusive os relacionados ao sexo,são resolvidos com muito diálogo, compreensão e amor. Nós sempre procuramos comum acordo e sempre pensamos em agradar um ao outro. Eu amo estar com meu marido e amo ser amada por todo dia se for o desejo dele.Isso ocorre porque ele me cativa e me conquista a cada dia. Se os casais fizessem mais pelos seus casamentos no sentido de pensar mais no outro. A infidelidade deixaria de existir. A familia seria o autar sagrado inatingível e imaculado.

Anônimo disse...

Eu achei um absurdo o comentário daquela anônima que diz que perdeu o namorado que era casado! querida, ele nunca foi seu namorado, como pode você ter a coragem de pensar assim,sabendo que é pecado e que Deus abomina esta sua atitude? Não consegue enxergar que antes de você, alguém o amou primeiro,teve um relacionamento, casou-se com ele e o ama mais que você por ter uma história de vida com ele? se você o ama, ela o ama também e chegou primeiro.Seja menos egoísta,seja mais feliz.Vá procurar alguém solteiro pra você amar de verdade sem reservas e sem remorso de nada.Aí sim você poderá dizer que Deus nos abençoe,porque do contrário, Ele não abençoará de jeito nenhum. Pare de brincar com as coisas sagradas. Domine seus desejos e prazeres, senão trarão desgraças e infelicidades constantes para sua vida. Isto é uma sugestão com a intenção de que sejas feliz.

Anônimo disse...

estou passando por um drama que não estou conseguindo continuar. Desconfio que meu marido teve um caso com uma mulher 14 anos mais nova que ele,ele diz que não houve nada,mas as evidencias foram grandes,isso já se fassem 9 meses e eu não estou conseguindo suportar mais,ele é todo carinhoso comigo e com nossos filhos,faz de tudo para me agradar,mas a minha cabeça está ficando louca´,ele trabalha com essa mulher,diz que não vai mudar de setor por esse motivo.Me ajuda não estou conseguindo mais suportar isso,temos 15 anos de casado.Por favor que o Dr. tenha algum conselho para me dar.Que Deus nos abençoe, e que paz no meu coração

Anônimo disse...

Para o irmão que disse que uma pessoa se casou 5 vezes na igreja dele e esta acontecendo coisas absurdas , falou de cartilha, que a cartilha esta diferente que a igreja era contra alguma lei da biblia e a cartilha esta diferente, ora irmão podemos discernir que é necessário que o joio esteja no meio do trigo conforme diz as escritura e o que me preocupa é que pessoas ao invez de seguir a biblia a palavra de Deus preferem seguir livros de autorias humanas e ditames homanos não sou contra que LÊ LIVROS DE AUTORIA CRISTÃ E BOM QUE CRESCEMOS NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO, MAS COLOCAR COMO REGRA DE VIDA SOMENTE A PALAVRA DE DEUS, POIS SE COLOCARMOS ALGUM OUTRO LIVRO COMO GUIA A NÃO SER A PALAVRA DE DEUS, ESTAMOS SENDO ADPTOS DE SEITA VAMOS VIGIAR CUIDADO COM AS SEITAS E HERESISAS MUITAS IGREJAS QUE SE DIZEM CRISTãs se tornaram seitas, pois quem vive a lei deve cumprir toda ela por completo , como fazer sacrificios de sangue e etc... ,só que acontece que não somos judeus para Vivermos ditames da LEI então vivamos pelo tempo da dispensação da graça!


SHALOM!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

para aqueles que dizem que da parte dele o amor esfriou, me desculpe , mas amar e tomar decisão de cuidar respeitar elogiar as pessoas com quem vivemos, se seu companheiro esta frio tente um dialogo, mude a rotina, marque um passeio, faça coisas diferentes, mude de casa, se necessário for saia de perto da familia, pois tem familiares que interferem de mais no casamento, tem pessoas que se casam e mram perto dos pais nos primeiros anos de casado isto atrapalha na formação da nova identidade do casal!!!!!!!
Se esta sendo traido, faça a sua parte coloque as coisas nesta ordem de prioridade

Primeiro Deus
Depois você
Em terceiro lugar , os outros se der!!!!!!!!!!!!

Se valorize primeiramente se ame, não se torture por causa dos outros, não se mate, comece se enchergar, se esta sendo traido , muitas vezes não foi por que vocÇe falou, se seu marido te trai e se sua esposa te trai,na maioria das vezes não é porque você não é suficiente e porque você não dá carinho!, é porque tem pessoas que nunca estão satisfeitas com nada, tem pessoas que nunca serão motivadas a nada, pessoas que cresceram e tiveram muitas vezes deficiencia em sua formação, tem pessoas que buscam satisfazer prazeres que nunca serão suficientes gostam de viver aventuras e etc...
Tem pessoas que não servem nem apra se casar pois não se doam, não interajam, vivem so para elas...
Então não se mate por pessoas que não te valorizam!

Se ame primeiramente, você tem tudo de bom e de especial, se estamos sendo traidos nao é porque falhamos, não se culpe de imediato pois talvez você esta numa situação em que o seu parceiro(a) perdeu o foco do casamento, indo após ilusões e prazeres passageiros.

Tem pessoas que cedem de mais no casamento e ficam desgastadas, nã ose mate faça sua parte, veja você como prioridade e o resto se acrescentará!!!!!!
Crises nos casamentos acontecem mesmo,
Mas veja estas crises como mais um obstaculo a ser vencido!!!!!!!!!
SE AME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SE AME VOCÊ ESTA EM ESTINÇÂO ENTÂO NÇAO EXISTE E NÂO EXISTIRA NINGUEM IGUAL A VOCÊ SE CUIDE VOCÊ Ê UMA PESSOA MARAVILHOSA AOS CASADO E CASADAS QUE ESTÂO SENDO TRAIDOS NÂO SE MATE E SE TORTURE POR CAUSA DE AÇÔES DOS OUTROS TEM PESSOAS TÂO MÀS QUE JÀ TRAEM COMO FAZENDO UM DESAFORO PARA O PARCEIRO(A) OU PARCEIRA ENTÂO NÂO SE DEIXE LEVAR PELAS AÇÔES DOS OUTROS SE FIZERA ISTO A VOCES SÂO PESSOAS NAÔ DIGINAS DE CONFIANÇA< CADA PESSOA SABE MUITO BEM O SEU PONTO FRACO QUANDO UMA PESSOA SE CASA PRINCIPALMENTE EM NOSSO PAIS NÂO SE CASA OBRIGADO COM A OUTRA NINGUEM FORÇA NINGUEM A CASAR COM NINGUEM < quando nos casamos estamos assumindo um compromisso com a outra parte se duas pessoas se casarem pensando vai dar certo , com certeza vai dar certo agora se voc ~E ´E UMA PESSOA POSITIVA PENSAEM SER FIEL SE DOA , AMA RESPEITS. VOC~E TERA SUA RECOMPENSA POIS SOMOS RESULTADOS DO QUE PENSAMOS AGORA SE SEU CONJUGE TRAI TE MACHUCA ELE E RESULTADO DO QUE ELE PENSA, ENTÃO AMIGO(A) EXIJA SEUS DIREITOS PERANTE A LEI SE QUISER PERDOAR PERDOE, MAS NÃO PERMITA QUE AÇÕES DE PESSOAS TE MATE COM PROBLEMAS DE CORAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!

UM BEIJOA A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A AMIGA QUE O MARIDO DELA ESTA TRAINDO COM OUTRA COM A AMIGA DO SETOR DELE E QUE ELA TEM 14 ANOS MAIS NOVA QUE O MARIDO DELE EU PENSO O SEGUINTE,
SEI QUE AMA SEU MARIDO, MAS SERÁ QUE ELE TE AMA O SUFICIENTE PARA QUE VOCÊ se torture por ele, AMIGA VOCÊ TEM VALOR COMECE A PENSAR EM VOCÊ.

será que vale a pena ficar chorando pelos cantos por uma pessoas que te trai

Lute pelo seu casamento com a graça de Deus, faça o que pode fazer.
Mas não se esqueça, não se anule se teu amor te trai, não pague com a mesma moeda em trai-lo tambem!!!!!
Não se prejudique mais ainda , mantenha um imagem positiva, pois somos como produtos..
Se dermos com a mesma moeda estamos sendo iguais o sujeito que está nos traindo.
Sei que é dificil , mas você vai superar..
Deus pod todas as coisas!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

achei este blog por acaso, e gostei muito da forma como o assunto foi abordado: de maneira respeitosa, imparcial e com uma profundidade compatível com leitores, na maioria, leigos em psicologia mas viventes intensos das situações de infidelidade. Não dá para avaliar o que alguém sente se não através da misericórdia (sentir no coração a miséria-dor do próximo), foi dessa forma que Jesus, no caso da moça pega em flagrante adultério agiu, e a consequência foi perdão, cura e libertação (sem a necessidade de campanhas ou desafios).

Anônimo disse...

Parece que este artigo foi escrito para mim. Estou com 3,5 anos de casada e neste período passamos por muitas atribulações financeiras que ocasionaram o desgaste do relacionamento, mas por acreditar integralmente na indole do meu esposo, nunca achei que ele poderia vir a se interessar por outra pessoa. Agora fui surpreendida pela mudança de humor dele, então o precionei e ele acabou me contando que está gostando de outra pessoa. Eu estou vivendo esta situação e estou lutando para resgatar meu casamento. Ele me afirmou não ter tido nenhum envolvimento particular com esta pessoa, mas estou em uma situação de muita complicação, pois em alguns momentos ele é atencioso e carinhoso comigo e, em outros, parace querer que eu suma. Estou insegura e gostaria muito de ajuda, mas não sei por onde começar!!! Se alguem tiver sugestões, por favor, me ajudem!!! Tenho apelado muito para o lado religioso, pois somos católicos praticantes e tenho tentado fazer com que ele resgate seus princípios... Aguardo ajuda!!! Fiquem com Deus!!!

Unknown disse...

Dr. Virgilio, estou no 'olho do furacão". 12 anos de casada, segundas núpcias para os dois, 60 e 61 anos, sem filhos. Em fevereiro meu marido começou a chegar tarde, um dia por semana, dando desculpas esfarrapadas. Depois, chegou de manhazinha e depois emendou com o dia de trabalho só voltando pra casa à noite do dia seguinte. Não responde a perguntas, não discute, não olha no meu olho...me trata bem e a vida sexual é boa. Estou fragilizada, sem saber como agir pois não responde a perguntas, não discute e fica calado. Tentei conversar mas disse que não queria discutir. Em suma, hoje ainda não voltou e desligou o celular. Estou fragilizada, sofrendo, querendo recuperar nosso casamento e sem saber o que fazer.

Anônimo disse...

Dr virgilio, ha alguns meses, notei que o meu marido estava diferente, chegando tarde, as vezes pela manha.Ha tres semanas, mais precisamente dia 20 de março, ele confessou que estava tendo um caso extraconjugal com uma moça de 22 anos, sendo que nos temos 38 anos. Ele jura que terminou o relacionamento com ela, porem ainda fico desconfiada, eu o amo muito, ele e militar, moramos longe dos familiares,estou triste, ele disse que so queria sexo, fiquei muito arrasda. Como superar, depois de 20 de relacionamento(namoro, noivado e casamento)

Marta disse...

A traição me deixa estimulada,como se fosse um motivo para viver e acordar outro dia, me sinto feliz, realizada, bonita, desejada.Tenho esse problema, não consigo ser fiel em nenhum relacionamento.Não consigo ser de um homem só, parece que procuro algo que não encontro. Gostaria muito de entender porque sou assim.