domingo, 1 de abril de 2007

Quem ama, espera

Seja na escola, por meio da mídia ou no convívio com colegas, todos os dias, os jovens são bombardeados com propagandas, conversas e depoimentos de pessoas que pregam o sexo livre. Esse comportamento teve início na década de 1960, por meio do movimento hippie, e com o surgimento da pílula anticoncepcional e da camisinha, o liberalismo sexual chegou ao extremo.

Na contramão de todos os apelos pela liberdade sexual, foi desenvolvida uma campanha com o objetivo de transmitir aos jovens o valor espiritual, emocional e físico de permanecer virgem até o casamento. Chama-se “Quem Ama Espera”. A idéia surgiu nos Estados Unidos, em 1993, onde milhares de jovens assinaram o compromisso de não manterem relações sexuais antes do casamento. O sucesso da campanha norte-americana motivou a Aliança Batista Mundial a promover o “Quem Ama Espera” em outros países.

INÍCIO NO BRASIL
De acordo com o pastor Fabiano Pereira, diretor-executivo da Junta de Mocidade (Jumoc) da Convenção Batista Brasileira, a campanha chegou ao Brasil em 1995 e desde então tem alcançado jovens dispostos a manter a pureza sexual. A cada dois anos, é realizado o Congresso Despertar, quando é dada a oportunidade de muitos assumirem um compromisso diante de Deus. O próximo encontro será em julho de 2007, em Salvador. “Aderir à campanha significa declarar ao mundo que os jovens cristãos estão comprometidos com a pureza sexual e que a abstinência pré-marital é a única solução para os problemas relacionados à promiscuidade”, atesta.

Fabiano Pereira acredita que o projeto é um desafio às famílias cristãs para que assumam os padrões bíblicos de comportamento sexual. “Precisamos transmitir ao mundo uma melhor alternativa para as campanhas pelo sexo seguro.” Casado com Daniele Valério Pereira, antes de se tornar diretor-executivo da Jumoc, o próprio pastor e esposa foram alvos da campanha no Estado de Minas Gerais.

No planejamento da Jumoc, cada igreja recebe um programa do projeto e procura se adequar de acordo com cada realidade. O trabalho consiste em reuniões semanais de pequenos grupos onde são tratadas questões sobre relacionamento. “Quando se fala em relacionamento, não se pode deixar de lado a questão sexual. Os jovens se reúnem para orar, estudar a Bíblia, discutir e tirar dúvidas”, diz ele. Segundo o diretor da Jumoc, existem alguns pontos importantes para que o jovem mantenha a pureza sexual.

O primeiro é o amor a Deus, onde obedecer a Seus mandamentos é uma forma pura de demonstrar esse sentimento a Ele. O amor ao futuro cônjuge é o segundo ponto. “Sexo antes do casamento sempre machuca as pessoas”, destaca, lembrando que o amor aos futuros filhos e a si mesmo também deve ser analisado antes de qualquer decisão a respeito de um envolvimento sexual antes do casamento.

Dinê Lota conheceu a campanha em um congressoe manteve o voto de pureza por nove anos.A esposa Rosemeire também foi fruto de "Quem Ama Espera"

Quem foi alcançado pela campanha não se arrepende do período difícil, porém valioso, de abstinência sexual durante o namoro e o noivado. Denise Vasconcelos Araújo, 21 anos, da Igreja Batista de Campos dos Afonsos, Rio de Janeiro, diz que conheceu o projeto durante uma programação de jovens e adolescentes e abraçou a causa. Casada há quatro meses com Mário Lúcio de Araújo Júnior, 26 anos, ela afirma que os dois não se arrependeram de esperar o momento certo para o relacionamento sexual. “Na época, eu ainda era uma adolescente, mas percebi que esperar a hora certa era o mais seguro e, sobretudo, agradava a Deus”, testemunha.

RESULTADOS
Para Dinê Lota, 26 anos, membro da Igreja Batista do Fonseca, em Niterói, Rio de Janeiro, o compromisso de permanecer virgem até o casamento foi uma dádiva de Deus. Durante um congresso anual de adolescentes na cidade fluminense de Rio Bonito, do qual participaram cerca de 600 jovens, ele conheceu a campanha e manteve o voto de pureza por nove anos. Hoje está casado com Rosemeire Dias Rodrigues Lota, 27 anos, que também foi fruto da campanha e afirma: “Esperamos o momento certo, dentro da vontade de Deus.”

“A campanha ‘Quem Ama Espera’ não é tão simples, porque se trata de uma organização denominacional que engloba várias igrejas”, explica Fabiano Pereira, esclarecendo que só o verdadeiro amor pode motivar alguém a permanecer puro até o casamento. “Os jovens não precisam ter medo. Quem ama de verdade saberá esperar com paciência pelo casamento, quando, finalmente, demonstrará todo o seu amor ao companheiro, também por meio do sexo”, conclui.



Fonte: Revista Enfoque Gospel, edição 240.

3 comentários:

papai disse...

Olá, Dr. Virgilio!
Quem ama, espera? Até Quando? Pois estou enfrentando grandes problemas na minha relação com minha esposa, ela não tem vontade alguma em ter relação. Hoje eu enfrento um sério problema de EJ precoce, mas logo que ejaculo, se eu tiver estimulos por parte dela tudo funciona bem, mas ela não faz nenhum estimulo a um bom tempo(2 anos), e toda vez que tenho folga, pois trabalho com enfermagem e folgo nas sexta-feira, pois sou Adventista, fico ancioso aguardando por ela, e nunca tenho retribuição da parte dela, e ela não aceita eu fazer nenhuma caricia nela. Quem ama, espera? Eu quero muito esperar, mas tenho medo do desanimo.

Anônimo disse...

bom dia dr. Virgílio, moro em São José do Rio Preto, sou casada há 16 anos, quando conheci meu esposo eu era muito jovem, comecei a namorar muito cedo, me casei com 20 anos, depois de 6 anos de namoro.
Fiquei grávida e minha mãe nunca aceitou que eu ficasse solteira.
Hoje não sou feliz no casamento, luto todos os dias para manter este relacionamento. Da minha parte o amor acabou, ele sabe disso e não se importou e muito menos tentou melhorar o relacionamento.
Ele teve uma criação muito diferente da minha, fui cercada de amor pelos meus pais, enquanto ele não teve este carinho que toda criança necessita. Ele é uma pessoa totalmente fria, egoísta e muito crítico (pensa só no bem estar dele), nunca se importou em demostrar carinho e afeição por mim e pelos nossos filhos, e com isso foi me deixando muito infeliz, até que a nossa relação se esfriou de tal maneira que hoje falta diálogo, falta cumplicidade, apesar que estes anos todo que estou com ele nunca teve isso. Sou adventista e ele não, por isso não tomei nenhuma decisão, estou com medo de pecar se caso eu me separar dele, medo também pq o meu filho mais velho não aceita a separação.
Como posso aceitar tudo isso, ficar com uma pessoa que só me restou o sentimento de amor como amor de irmão, amigo. Eu quero muito bem a ele, pois ele tem muitas qualidades (trabalhador, honesto, não tem vício nenhum)não posso negar que ele é uma ótima pessoa. O que eu faço? Fico com ele sem amá-lo como homem, só para manter aparência ou me separo para viver ao lado dos meus filhos com paz e tranquilidade. É só isso que quero.

Anônimo disse...

oi tudo bem vergilio, sou Bruno tenho 21 anos, tenho minha namorada e ela tem o mesmo pensamento de esperar até casar para perder a virgindade, mas que amor é esse que eu nao intendo ja quase nao se vemos mais esta tudo estranho entre nos,mas ela nao quer me deixar por nada,presciso de uma resposta urgente, obrido. meu msn é brunosk8faria@hotmail.com