quarta-feira, 25 de abril de 2007

Masturbação - o Vício Solitário

Discutido desde os tempos mais remotos, o tema Masturbação ainda hoje continua carregado de incógnitas e cercado de tabus. Etimologicamente, masturbação é entendida como: profanar com as mãos ou poluir com as mãos. Vem do latim manus (mão) e stupro (perverter/profanar). O ato se refere quando o individuo dá prazer de cunho sexual a si mesmo através da manipulação dos genitais (ou com o uso de objetos). Vale a pena diferenciar 3 tipos de Masturbação: Infantil, a Dois, Auto-erotismo.

Masturbação Infantil

Considera-se Masturbação Infantil o fato de crianças ainda pequenas manipularem seus genitais. Neste caso a situação decorre da necessidade de descoberta natural do próprio corpo pelas crianças. As crianças desenvolvem atividades masturbatórias pelo simples fato de sentirem prazer, não estando ligada à fantasia sexual como no caso do adolescente e do adulto[1]. A partir das contribuições freudianas a sexualidade infantil passou a ser tema incontestável. A auto-descoberta deve ser trabalhada pelos pais como uma fase normal do crescimento da criança na formação de sua Identidade. Os órgãos genitais devem ser apresentados, devendo as orientações estar ausentes de imposições restritivas culposas ou do uso de termos depreciativos. Ao mesmo tempo os pais devem estar atentos para que o prazer advindos desta manipulação não se fixe de maneira exagerada.

Masturbação a Dois

A manipulação dos órgãos genitais num relacionamento a dois é erroneamente chamada de masturbação, no entendimento que queremos dar neste artigo. Pode fazer parte das atividades preliminares, sendo um momento especial de afeto e preparo para a o ato sexual propriamente dito. Também chamada de hetero-masturbação, em que o (a) parceiro (a) estimula o outro com as mãos ou objetos, com o intuito de dar-lhe satisfação sexual. Existe ainda a masturbação simultânea ou mútua, em que os parceiros se satisfazem ao mesmo tempo, usando as mãos ou objetos, e a masturbação com penetração simultânea. Em qualquer dos casos o objetivo geralmente é de dar maior prazer ao relacionamento sexual e obtenção de orgasmo. [2]

Auto-Erotismo

Comumente, usa-se o termo masturbação para o sexo solitário, quando o individuo através da manipulação de seus órgãos genitais (ou uso de objetos) busca o prazer e o orgasmo. Sobre esta prática nos deteremos mais.

Masturbação na História

Em algumas civilizações da Antiguidade a masturbação era permitida como forma de obtenção de prazer. Entre os gregos e os romanos tal ato era reprovado, especialmente entre os mais jovens, pois se considerava como prejudicial o desperdício de energia vital. Na Mesopotâmia era considerado ritual “impuro”. Na Idade Média, filósofos e médicos reprovavam a masturbação. A Santa Inquisição considerou heresia tal prática, e o infrator era tido como possuído por dois demônios “Incubus” e “Súcubus”. A masturbação os alimentava e permitia que estes se reproduzissem. O infrator poderia pagar com a própria vida. Além disso, relacionavam a prática ao pecado de Onã, castigado com a morte pelo próprio Deus. Daí o termo Onanismo ser confundido com masturbação.

No século XVIII, Simon André Tissot (médico suíço) através do que se conhece como “Teoria da degeneração sexual”, tendo em vista a dificuldade no diagnóstico de algumas doenças referiu-se a masturbação como sendo a causa de toda o problema. “A doença mental era especialmente intrigante para Tissot, o comportamento incomum ou inexplicável da doença mental “parecia” semelhante ao de machos desvirilizados e ele englobou tudo isso na categoria da degeneração: sendo um degenerado uma pessoa má, nociva ou moralmente corrupta”[3]. Devido aos esforços diligentes de Tissot, sua teoria tornou-se aceita no mundo médico. Em 1758, ele convenceu os pensadores médicos de sua época de que a perda do fluido seminal vital era responsável pela doença tanto física quanto mental. Vale a pena ressaltar que Tissot baseou suas observações em situações de efeitos da castração, e não conhecia o hormônio Testosterona. Sua influência difundiu-se no mundo, persistindo ainda até os nossos dias.

Nos Estados Unidos teve dois defensores importantes: o reverendo Sylvester Grahan, que acreditava que dieta, boa forma física e abstinência seriam a defesa contra a tentação viciosa da masturbação; e John Harvey Kellog. Grahan desenvolveu uma “bolacha saudável” que supostamente reduziria as necessidades carnais. Já Kellog, médico, de Battle Creek Sanitariun, seguidor mais ardoroso de Grahan. Criou uma dieta saudável para o tratamento da insanidade. Processava cereais e nozes, e afirmava que ao ingeri-los no lugar de carne “reduziria os desejos da outra carne”. J. Money , em seu livro “Lovemaps” escreve que Kellog foi um ardoroso advogado antimasturbatório da degeneração. Para os casos intratáveis, no caso de meninos aconselhava costurar a pele do prepúcio com fio de prata, ou em caso extremo a circuncisão sem anestesia. Para as meninas recomendava que o clitóris fosse queimado com fenol. Em alguns lugares praticava-se a infibulação (costura dos lábios vaginais). Mesmo com o avanço da medicina através de Louis Pasteur e Robert Koch, muitas idéias antigas se mantiveram vivas.

Na Inglaterra as idéias de Tissot tiveram como aliados o casal Baden Powell, criadores do Movimento Escoteiro Mundial. Os escoteiros surgiram como forma de combater a masturbação entre adolescentes e jovens através de um programa de incentivo as práticas sociais, valorização da moralidade e incremento do desenvolvimento físico.

Fábulas e Crendices em torno da Masturbação

Dentre os diversos mitos criados em torno do tema masturbação, e que de certo modo ainda persistem, estão os de que provoca espinhas no corpo, faz crescer pêlos nas mãos, causa emagrecimento, aumenta os seios masculinos, ocasiona tuberculose, impotência sexual e loucura.


Afinal, Masturbação: SIM ou NÃO?

Os defensores da prática masturbatória alegam que esta faz parte do desenvolvimento sexual natural do indivíduo. Munjack defende que a masturbaçãso traria vários benefícios, entre eles: um treinamento para um melhor orgasmo, aumento do conhecimento sobre as partes mais sensíveis sexualmente, aumento da vascularização pélvica, experiência de novas fantasias, descontraimento e brincadeira, etc... Contestado por outros autores, como Stekel[4], que em seus estudos observou que a reação masturbatória está muitas vezes ligada a reações neuróticas de descarga energética, e possibilidade de ocorrer uma “dependência química” uma vez que o ato se estabeleça com regularidade, incluindo aí as crises de abstinência. Segundo este autor ainda existiria uma relação íntima entre masturbação, perversões e desvios sexuais (sadismo, masoquismo, fetichismo, pedofilia, homossexualismo), além da mente ser estimulada cada vez mais a fantasias mais lascivas.

Uso na Terapia Sexual

Em alguns casos de atendimento de casais em Terapia Sexual faz-se necessário a utilização de atividades masturbatórias. Usado como técnica nos casos de controle da ejaculação precoce e ejaculação retardada. Nos casos de mulheres anorgásmicas primárias exercícios graduais de toque e estimulação são implantados como mecanismo de desenvolvimento da sensibilidade sexual.

A Lógica do Prazer Sexual segundo a Bíblia

Segundo o Gênesis o surgimento da Sexualidade se dá junto com a Conjugalidade, ou seja, no momento em que Deus institui o primeiro casamento entre Adão e Eva. A Sexualidade surge como ingrediente fundamental na coesão e conhecimento mútuo do casal. Surge como energia e força mobilizadora de união e identificação. Existe toda uma química favorável a esse encontro, e seu despertamento deveria se dar em função do outro. “Isso significa que Deus planejou o aspecto físico do ato sexual como parte da intimidade total do coração e da mente, que é o casamento.” [5] No ato masturbatório o indivíduo deixa de ter a premissa básica – o outro. Desta forma, contrariando o princípio bíblico, a masturbação decorre de desejos egocêntricos. De fato, alguns indivíduos dados à masturbação têm sérias dificuldades de relacionarem-se com o sexo oposto, dificuldades de controlar os impulsos sexuais necessitando desta prática como alivio a tensão sexual.

Outra forma de vermos a questão se dá no plano mental específico – o da fantasia. Para que o individuo consiga estimular-se manualmente e chegar ao gozo é fundamental que recorra a fantasias (cenas, imagens, sons) que lhe introduzam no clima sexual, sem o qual não chegará ao ápice. Podemos facilmente entender essa lógica, imaginando alguém (normal) se masturbando e cantando um hino religioso (se isso for possível), se conseguirá se satisfazer sexualmente ou não? Muito provavelmente não. O ensino bíblico deixa claro que o pecado contra o sétimo mandamento (“não adulterarás”) se dá inicialmente na mente, com a cobiça do (a) outro (a) que lhe não pertence. Na maioria dos casos a masturbação executa este papel. O problema não está na fantasia, no ato sexual entre duas pessoas a fantasia deve estar presente, a questão é que mais uma vez o outro não existe.

Citações de EG White sobre a Masturbação

"Algumas crianças começam a prática da masturbação na infância; e ao avançarem em anos, as paixões concupiscentes crescem com o seu crescimento e fortalecem-se com a sua força. Não têm mente tranqüila. Seu comportamento não é reservado e modesto. São ousados e atrevidos, e permitem-se liberdades indecentes. O hábito da masturbação degradou-lhes a mente e manchou-lhes a alma." Testimonies, vol. 2, pág. 481.

"O efeito de tão degradantes hábitos não é o mesmo em todas as mentes. Existem crianças que têm as faculdades morais muito desenvolvidas e que, associando-se com crianças que praticam a masturbação, tornam-se iniciadas no vício. Sobre esses, o efeito será freqüentemente torná-los melancólicos, irritadiços e desconfiados; esses, entretanto, podem não perder o respeito pelo culto religioso, e talvez não demonstrem especial deslealdade com respeito às coisas espirituais. Por vezes sofrerão intensamente com sentimentos de remorso, julgando-se degradados aos próprios olhos, perdendo seu respeito próprio." Testimonies, vol. 2, pág. 392.

"Nas pessoas viciadas no hábito da masturbação é impossível despertar-lhes as sensibilidades morais para apreciarem as coisas eternas, ou deleitar-se em exercícios espirituais. Pensamentos impuros tomam e controlam a imaginação e fascinam a mente, e segue-se um quase incontrolável desejo para a prática de atos impuros. Se a mente fosse educada a contemplar assuntos elevados, a imaginação ensinada a refletir sobre coisas puras e santas, ela seria fortalecida contra esse vício terrível, degradante, destruidor do espírito e do corpo. Seria, pela disciplina, acostumada a demorar-se nas coisas elevadas, celestiais, puras e sagradas, e não poderia ser atraída para esse vício torpe, corrupto e vil." Testimonies, vol. 2, pág. 470.

"Alguns que fazem alta profissão de fé, não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade deste degradante pecado." Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 257.

"A masturbação destrói as boas resoluções, o esforço fervoroso, e a força de vontade para formar um bom caráter religioso. Todos os que têm qualquer verdadeiro senso do que significa ser cristão sabem que os seguidores de Cristo estão na obrigação, como discípulos Seus, de trazerem todas as suas paixões, forças físicas e faculdades mentais, em perfeita subordinação à Sua vontade. Os que são controlados por suas paixões não podem ser seguidores de Cristo." Testimonies, vol. 2, pág. 392.

Concluindo...

Vivemos num mundo em que a Individualidade e o Individualismo são exaltados nos quatro cantos. A mídia direta ou indiretamente reforça o direito individual sobre o coletivo, o melhor exemplo disso é a internet que hoje cria situações virtuais de interação onde os atores relacionam-se com personagens fictícios. A exaltação descomedida do prazer pelo prazer invade todos os recantos da sociedade. Neste contexto a discussão sobre a masturbação se estabelece bem maior que o ato em si, e sim num contexto em que as variáveis como autruismo, cooperação, temperança e mutualidade se contrapõem ao egoísmo, hedonismo e competitividade.


[1] ALENCAR, CML de . Masturbação: Pecado, hábito ou necessidade, Revista Terapia Sexual, vol III, , Ed. Iglu, SP, 2000
[2] idem
[3] idem
[4] Stekel, W. Onanismo y homosexualidad, Ed. Iman, Buenos Aires, 1979
[5] WADE, L. Os Dez Mandamentos, CASA, Tatuí, 2006 p.65

70 comentários:

Anônimo disse...

No livro Orientação - Criança, não estou certo, a Sra. Ellen White tem uma abordagem muito interessante sobre o onanismo (masturbação). E conta a história, triste história de um jovem com esse drama.

Anônimo disse...

Eu sou um jovem que vive esse drama, muitas vezes chego a pensar que por esse ato, poderei perder minha salvação. Porque a palavra de Deus nos diz claramente "Não adulterarás" e esse ato não deixa de ser um adultério.
Mas o que me alivia é que DEUS sabe a vontade que tenho de me livrar desse mal que me persegue a muitos anos e tento de algumas maneiras, principalmente através da oração, colocar as coisas divinas em primeiro lugar, só assim estamos eu e Deus conseguindo vencer.
Obrigado pelo espaço!!!
Que Deus os abençoe grandemente como tem me abençoado.

Anônimo disse...

Esse assunto é extremamente atual e tem trazido muito tormento na vida, principalmente dos jovens. Não é facil controlar os impulsos.

Anônimo disse...

Olá Virgílio, tenho q dizer que tenho gostado mto de seu blog, vc nos esclarece qto a dúvidas frequentes!
Gostaria de fazer algumas perguntas mas sei que muitos de meus amigos visitam seu blog, ñ posso deixar meu e-mail, por favor, vc poderia passar seu e-mail? Preciso muito esclarecer dúvidas qto ao meu namoro!!
Sou uma jovem adventista de 21 anos!!
Conto c/ sua atenção e desde já agradeço!

Virgilio disse...

Resposta a Anônima que pediu um contato. Você pode me contactar pelo meu site de Psicologia e Sexualidade: www.psicosex.com.br

Anônimo disse...

Excelente orientação. Posição clara e firme, sem tabus e sem liberações perniciosas como é comum ocorrer. Parabéns. Certamente trará benefícios a muitos jovens seus artigos sobre a sexualidade saudável e abençoada por Deus. Que Deus o abençoe neste trabalho fraternal. Obrigado.

amigo disse...

Glória a Deus, Virgílio! Seu blog é uma benção, principalmente para a juventude cristã. Sou um "ex-homossexual", ou seja, venci a atração pelo mesmo sexo há mais de dez anos (quando conheci a Jesus). Eu vivia completamente entregue ao estilo de vida gay. Era muito difícil. Hoje ajudo outros rapazes a vencerem essa atração. Tenho 32 anos, uma esposa maravilhosa e muito gozo em viver a vida que vence: Cristo em nós, a esperança da glória! Se quiser saber mais sobre minha história e como estou ajudando homens em todo o mundo, meu e-mail é lucas.1910@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Virgilio!

Tambem sou um jovem que tem problemas com masturbação. Pensei que havia me livrado desse mal quando aceitei a Cristo como Salvador. Mas no meu noivado esse problema voltou. Embora não me sinta cometendo adulterio, pois todas as minhas fantasias se destinam a minha noiva, eu não me sinto a vontade com isso. Você pode me ajudar de alguma forma?
meu email é akiryu@oi.com.br

Angela disse...

Muito bom este artigo: completo e esclarecedor. Gostei muito de todo o blog. Um abraço.

Anônimo disse...

ola virgilio,eu como a maioria dos joves tambem tenho esse problema com a masturbação mas quando entrei neste site atraves do advir senti que foi Deus quem me guiou,queria que vc me desse alguns consenhos a respeito desse assunto que em varios momentos nos faz sentir longe de Deus,

Anônimo disse...

Dr.virgilio, gostaria muito de saber o seguinte:se um homem ou uma mulher, se masturba porque são incompatíveis sexualmente, é pecado? considerando que ninguem estará privando o outro de nada, só estará proporcionando à si mesmo um pouco mais de prazer do que o outro pode dar.Eu preciso que me responda,por favor.

Anônimo disse...

Como vencer esse vicio, o que posso fazer para deixar de me masturbar???

Anônimo disse...

MASTURBAÇÃO

Há cerca de 1 mês e meio decidi acabar com o vício da masturbação que tanto mal me faz. Tira-me a vontade, a confiança; faz-me sentir cobarde e não consigo olhar as pessoas de frente. Também tem ligações como já disse ao vício horrível da homossexualidade.
As pessoas desta era permissiva, em que o liberalismo exagerado conduz á hipocrisia e á anarquia, dizem que é perfeitamente normal a masturbação. Alguns cientistas até dizem que quem não se masturba é que está mal! Tamanha incongruência, tamanha mentira…!
O vicio da masturbação ainda não foi seriamente ajuizado e analisado a fundo pela sociedade em geral ou pelos cientistas, assim eu considero. Eu não preciso que os outros me digam o que é bom ou o que não o é! Com a minha experiência e observação física e psicológica de mim mesmo, consigo ver que a masturbação é degradante e degenerativa para o ser humano.
Não pretendo fazer uma análise generalista, apenas quero ser sincero comigo próprio, e a partir da minha pessoa analisar este vício, as suas causas e os seus efeitos.
Desta maneira é como me proponho a fazer um estudo deste problema pessoal e social que é o vício da masturbação.

Anônimo disse...

Parabéns pelo lindo trabalho.Como um servo de Deus vc fala do ser humano como ele realmente é trino(espirito,alma e corpo) muitas vezes comentam assuntos como marturbação como um ato espiritual somente e vc o abrange nos esclarecendo e muito

Anônimo disse...

Só tem adventista aki!!
O bando de desenformado acha q isso é pecado.
Parece q nem leram o artigo!!
So punhetero e nao me arrependo disso hehehe!!
Parabens pelo artigo.

Anônimo disse...

Olá eu também sofro muito com esse vício e já tentei parar várias vezes mas sem sucesso, peço sua ajuda virgílio pois não consigo parar.

Anônimo disse...

como posso contacta-lo já tentei o site mas está com problemas, informe um e-mail por favor.

Anônimo disse...

Sendo uma prática solitária, foge do objetivo que é levar a pessoa a unir-se a alguem do sexo oposto e realizar-se fisicamente e emocionalmente,constituir uma família. A quem praticou eu diria: não se detenha nesse tipo de coisa. Busque auxilio de um psicólogo, uma orientação com um profissional de comportamento humano, enfim, pessoas amigas que possam lhe ajudar.
A sexualidade bem resolvida, proporciona à pessoa equilíbrio emocional,bem estar em todos os aspectos, felicidade de ter alguem, pois na nascemos para viver solitários.

Rogério disse...

Olá Virgilio, sou casado e tenho uma linda filha, mas sofro desde mal tbm.
E gostaria de uma ajuda sua, pois eu quero me livrar desde hábito em que me deixa em baixa estima.
Por favor, pesso sua ajuda.
Meu email é rogerio.ge@gmail.com
E além disso não tenho vergonha em dizer meu nome em seu blogger, pois sei q existe muita gente passando pelo mesmo facto.
Parabens pelo blogger e tenha certeza q já esta em meus favoritos.
abraços.

Anônimo disse...

Galera, tomem muito cuidado. Surgiu já há algum tempo uma nova modalidade de masturbação. O orkut está ajudando a disseminar isso. Exposição de mulheres, pode-se dizer, meninas, de biquíni, saia curta nas milhares de fotos que expõem. O objetivo delas é esse mesmo. Que os homens (e também mulheres) fiquem olhando e se acabando nesse terrível ato, até que se constitua um vício. Essas pessoas têm consciência disso e querem que você se acabe. Não se iluda com textos e mensagens dizendo que são pessoas do bem e legais. Temos que nos proteger para que não suguem nossa energia.

Anônimo disse...

Puxando mais um pouco, recentemente
tenho visto em sites da internet, propagandas sobre o aumento do pênis através de exercicios, para proporcionar maior prazer a parceira, então pergunto: é certo fezer exercicios para aumentar o tamanho do pênis?????....tipo é pecado ou não?????????

Anônimo disse...

Realmente... é um ótimo artigo. Também tenho problemas com a masturbação...

Anônimo disse...

Quem estiver lendo estes comentários, preste bastante atenção. Infelizmente, ao passo que a Internet permitiu maior acesso à informação, também facilitou que pessoas mal intencionadas adicionem conteúdo "vazio" à rede. Por exemplo, veja-se o orkut. São milhares de perfis de mulheres, ou que pelo menos se dizem, contendo fotos de poses sensuais, incitando à masturbação. Cuidado, pois elas querem isso mesmo. Que você se vicie, praticando a masturbação, enquanto elas se divertem. Vamos lá pessoal, força! Mantenham-se vigilantes.

obrigado disse...

sou jovem casado e preciso muito de ajuda pois não cosigo parar essa porcaria esta mi prejudicando muito, praciso mesmo de ajuda no comerço foi muito bom mais depois que virou vicio a coisa fica muito feia pra mi pois tenho mulher,e esta sendo um grande drama pois ele não sabe,si puder mi ajuda porfavor quero muito parar com isso.........obrigado

José Raimundo da Silva disse...

Li a matéria sobre vicio em masturbação e vícios sexuais e gostaria de saber se alguém conhece algum grupo na internet ou local que oferece ajuda, pois acho que é importantíssimo a divulgação destas informações, por que muitas vezes as pessoas não encontram ajuda nenhuma em suas comunidades, igrejas "principalmente", pelo fato de não haver pessoas capacitadas para um aconselhamento, orientação e etc...
Eu mesmo no momento não conheço nenhum, mas gostaria de fazer este comentário assim mesmo.

Grato

Anônimo disse...

como a maioria dos jovens também tenho esse vicio, eu não me masturbo todos os dias, tento ficar o maximo possivel sem a masturbação, sou um cristão, sei que isso me afasta de DEUS, mais e um vicio dificio de sair, gostei muito de ler esse sait, vai ajudar muitas pessoas, que DEUS abençoe a todos ....

Anônimo disse...

virgiloio, preciso de ajuda, tenho 37 anos e nao consigo parar com a masturbacao, eu era viciado em crack e cocaina e hoje sou liberto gracas a Deus, mas nao consigo pararc= com a masturbacao, o que faco?

Anônimo disse...

EU COMECEI A ME MASTURBAR COM 9 ANOS; MAS CONSEGUI PARAR AOS 34 ANOS; TOMEI ESTA DECISAO E DEPOIS NAO TIVE MAIS NENHUMA RECAIDA COM O TEMPO ; CHEGUEI A CONCLUSAO QUE A MASTURBACAO E UMA ILUSAO ; ONDE VOCE ACHA QUE ESTA TENDO PRAZER E ACABA ENGANANDO OS PROPRIOS SENTIMENTOS ; ALEM DE UM PECADO ; E UMA ATIVIDADE SOLITARIA ; VAZIA E INUTIL ; O QUE ME ME FAZIA SER UMA PESSOA ATE EGOISTA ; DAI RESOLVI PARAR DE UMA VEZ COM A MASTURBACAO ; NAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE ABSTINENCIA SEXUAL ; SENTIA MUITAS DORES NOS TESTICULOS E PARTE DA VIRILHA ; MAS A VONTADE DE PARAR ERA BEM MAIOR ; FIZ ATE PROMESSA DE CASTIDADE ;HOJE SOU FELIZ ;POIS A MASTURBACAO NAO ESTA MAIS FAZENDO FALTA NA MINHA VIDA E A ROTINA DO DIA A DIA SE NORMALIZOU ; ALEM DE PARAR DE PECAR ; CONSEGUI RECONQUISTAR NOVAMENTE MINHA PUREZA ; TUDO ISTO COM MUITA FE EM DEUS E FORCA DE VONTADE ; E CREIO QUE VOCE VAI CONSEGUIR ;SEJA HOMEM ; MULHER ; JOVEM ;ADULTO ;CATOLICO ; EVANGELICO ;SOLTEIRO A ;CASADO A ; ASSIM COMO EU ; AFINAL A MASTURBACAO E PERCA DE TEMPO ; USE SEU PRECIOSO TEMPO PARA FAZER ALGO MAIS UTIL ; COMO LER UM LIVRO OU UM JORNAL ; O SEGREDO PARA MIN DAR UM BASTA NESTE VICIO DA MASTURBACAO ;SE RESUME A TRES PALAVRAS MAGICAS ; 1 MASTURBACAO E PECADO 2 LUXURIA ; A DESGRACA DA HUMANIDADE E 3 ABSTINENCIA SEXUAL OU CINTO DE CASTIDADE ; IMAGINE VOCE TENDO QUE FICAR SEMANAS OU MESES TENDO QUE USAR UM CINTO DE CASTIDADE CONTRA TUA PROPRIA VONTADE ; QUERER E PODER ; EU ACREDITO QUE VOCE VAI CONSEGUIR SE LIBERTAR DESTE MALIGNO VICIO.

Anônimo disse...

Eu sempre estive na igreja, já vi milagres acontecerem e até operei alguns, pela graça é claro,mas, é muito cabuloso quando ocorre o desejo sexual, ouço Deus falando, mas, parece que algo está lá dentro controlando todo o resto. Parece que é mais forte do que eu, não consigo fazer nada de bom por causa dos traumas que a masturbaçao me causa. Quero rezar por todos aqueles que sofrem como eu sofro e pedir que rezem por mim também. Tem um msn onde conversaremos em grupo sobre isso, entra lá:

Anônimo disse...

esqueci de por o msn:tempestadeebonanssa@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu tenho um problema com a masturbação. Tenho 24 anos e continuo a masturbar-me todos os dias as vezes mais que uma vez. Tenho noção que isto pode estar a deteriorar-me, principalmente a nível moral. Dou por mim em sites pornográficos sempre que me encontro sozinho em casa. Acho que a internet agrava este fenómeno da masturbação porque facilita o exagero. Há um acesso exageradamente fácil a estimulos sexuais que precisam ser bem medidos pela pessoa principalmente se tiver baixo controle dessa ansiedade como o meu caso.No fundo eu acho que a masturbação ocasional não deve constituir danos morais ou físicos, muito pelo contrário, acho que o problema é mesmo cair no exagero. Neste momento estou a tentar ganhar força para vencer este meu problema. Preciso de valorizar mais os afectos e definir prioridades. Certamente a minha vida vai ficar melhor a todos os níveis. Fiquei contente por encontrar este blog e esta análise da problemática.
Parabéns e Obrigado

Anônimo disse...

Sem querer fazer apologia ao ato da masturbação, gostaria de saber como se justifica o ato praticado "solitariamente" ser pecado e quando praticado pelo casal, isto é, no ato sexual entre marido e mulher, um masturbar o outro como forma de excitação e "fazer parte do sexo" não ser pecado?
Tenho conversado com varios casais que são unânimes em afirmar que tal prática é muito comum entre eles, o que concordo plenamente.
Pelo que sei, para Deus não existem dois pesos e duas medidas.
Considero esta discussão semelhante à prática do ato sexual nas sextas-feiras à noite, com a desculpa de que o sexo é coisa santa e criada por Deus. Creio que seja impossível alguém em pleno ato sexual estar com os pensamentos voltados para o SENHOR e concordo com o disposto no livro do profeta Isaias 58:13 e 14. Sexo é uma necessidade fisiológica, talvez a mais importante e que consome uma grande energia, principalmente ao se alcançar o ápice e em alcançando-se este estado é impossível alguém estar se lembrando de Deus num dia de sábado.
Se quiser responder este comentário por e-mail, o meu é o seguinte: seekeroflight@hotmail.com

Anônimo disse...

Sem querer fazer apologia ao ato da masturbação, gostaria de saber como se justifica o ato praticado "solitariamente" ser pecado e quando praticado pelo casal, isto é, no ato sexual entre marido e mulher, um masturbar o outro como forma de excitação e "fazer parte do sexo" não ser pecado?
Tenho conversado com varios casais que são unânimes em afirmar que tal prática é muito comum entre eles, o que concordo plenamente.
Pelo que sei, para Deus não existem dois pesos e duas medidas.
Considero esta discussão semelhante à prática do ato sexual nas sextas-feiras à noite, com a desculpa de que o sexo é coisa santa e criada por Deus. Creio que seja impossível alguém em pleno ato sexual estar com os pensamentos voltados para o SENHOR e concordo com o disposto no livro do profeta Isaias 58:13 e 14. Sexo é uma necessidade fisiológica, talvez a mais importante e que consome uma grande energia, principalmente ao se alcançar o ápice e em alcançando-se este estado é impossível alguém estar se lembrando de Deus num dia de sábado.
Se quiser responder este comentário por e-mail, o meu é o seguinte: seekeroflight@hotmail.com

Anônimo disse...

acabei de me masturbar estou fraco na fe

Anônimo disse...

Como vemos nos comentarios, realmente o caso da masturbação é muito frequente na vida de muitas pessoas, esse assunto precisa ser tratado com mais frequencia, precisamos de ajuda para superar esse "vicio" tão terrivel destroi a nossa auto estima, nos faz ficar envergonhados diante de Deus, não sei o que fazer peço a Deus para nos libertar desse vicio tao terrivel.

Anônimo disse...

EU sou uma jovem mulher de 21 anos, ao longo desta semana tenho vivido um grande conflito com respeito a masturbação, a muito tempo eu não sentia um impulso tão forte a essa prática, desde a 2ª vez que esfreguei o meu órgão genital senti um forte prazer, daí já fazem 5 dias que não paro de me masturbar, houve dias que me masturbei 4 vezes, parece que é só sentir-me sozinha que isso toma conta do meu corpo, já fiz isso no banheiro do meu trabalho e da faculdade e principalmente em casa , mal posso pensar nisso que já começo a ter vontade de ir a um lugar reservado e esfregar o máximo possível da região vaginal até atingir o orgasmo que me faz entregar como se estivesse transando com um homem, o meu clitóris incha e coça prazerosamente de forma que enfio os dedos na abertura vaginal e houve momentos em que enfiei bananas para representar um pênis, minhas pernas perdem o movimento sofrendo choques intensos e todo o orgasmo me domina. Sou evangélica, sou virgem, namoro a distância com um pastor de 43 anos, embora sei que ele sofre um processo parecido com o meu e tem cobrado de mim transar com ele antes do casamento, este tenta se justificar disso, mesmo sabendo que está errado biblicamente e muitas vezes o mesmo já me aliciou a fazer o que tenho feito, embora tenho vergonha de comentar com ele o que tem me acontecido ultimamente, não tenho sentido conforto com esta situação, sinto estar em pecado, todas as vezes que oro apresento a Deus a minha petição, minhas misérias, choro e tudo parece que vai resolver, mas em pouco tempo a vontade de masturbar retorna. Por favor dá-me uma posição com respeito a isso.

Anônimo disse...

EU sou uma jovem mulher de 21 anos, ao longo desta semana tenho vivido um grande conflito com respeito a masturbação, a muito tempo eu não sentia um impulso tão forte a essa prática, desde a 2ª vez que esfreguei o meu órgão genital senti um forte prazer, daí já fazem 5 dias que não paro de me masturbar, houve dias que me masturbei 4 vezes, parece que é só sentir-me sozinha que isso toma conta do meu corpo, já fiz isso no banheiro do meu trabalho e da faculdade e principalmente em casa , mal posso pensar nisso que já começo a ter vontade de ir a um lugar reservado e esfregar o máximo possível da região vaginal até atingir o orgasmo que me faz entregar como se estivesse transando com um homem, o meu clitóris incha e coça prazerosamente de forma que enfio os dedos na abertura vaginal e houve momentos em que enfiei bananas para representar um pênis, minhas pernas perdem o movimento sofrendo choques intensos e todo o orgasmo me domina. Sou evangélica, sou virgem, namoro a distância com um pastor de 43 anos, embora sei que ele sofre um processo parecido com o meu e tem cobrado de mim transar com ele antes do casamento, este tenta se justificar disso, mesmo sabendo que está errado biblicamente e muitas vezes o mesmo já me aliciou a fazer o que tenho feito, embora tenho vergonha de comentar com ele o que tem me acontecido ultimamente, não tenho sentido conforto com esta situação, sinto estar em pecado, todas as vezes que oro apresento a Deus a minha petição, minhas misérias, choro e tudo parece que vai resolver, mas em pouco tempo a vontade de masturbar retorna. Por favor dá-me uma posição com respeito a isso.

Anônimo disse...

COMECEI A ME MASTURBAR MUITO PARA SUBSTITUIR O VÍCIO DA COCAINA, PAREI COM A DROGA QUE MATAVA O MEU CORPO PORÉM,MAL SABIA EU QUE ESTAVA ENTRANDO EM UM OUTRO VÍCIO PIOR AINDA(O QUAL ESTA MATANDO MEUS PINCÍPIOS , CORPO E MINHA ALMA )TENHO 36 ANOS ,POR DEUS" NAO SEI O QUE FAÇO" MAS VOU CONSEGUIR VENCER. " DEUYS ESTA COMIGO "

Anônimo disse...

VENCENDO O DEMONIO


VENHO ALERTAR A TODOS OS JOVENS , QUE PASSAM PRINCIPALMENTE PELA ADOLESCENCIA A FASE ,MAIS DIFICIL DE UM SER HUMANO,MASTURBAÇAO E UM VICIO MUITO DIFICIL DE LARGAR , E PIOR DO QUE O VICIO DO ALCOOL DO CIGARRO , ETC ....A MASTURBAÇAO DISTROIII MENTALMENTE COMO FISICAMENTE , E UM VICIO QUE VAII DESTRUINDO AOS POUKOS , OU SEJA SE MASTURBO DURANTE DOIS OU TRES ANOS , FORAM ANOS PERDIDOS JOGADOS FORA....POR ISSO QUE A ADOLESCENCIA E UMA FASE TAO DIFICIL POR CAUSA DA MASTURBAÇAO , E PODEM ACREDITAR MASTURBAÇAO , TEM ABISTINENCIA E RECAIDA , E UMA DROGA ELA TI DEICHA NERVOSSO TI AFASTA DAS PESSOAS , DESTROIII OS OBJETIVOS FAZ PERDER FOCO OS SEUS SONHOS... OU SEJA SEJA FORTES MEU AMIGO PRA LARGAR ESSE VICIO VOCE TEM QUE TER , AMOR PROPRIO SE AMAR MAIS DO QUE OS OUTROS , TER DISCIPLINA ,LEVANTE-SE E LUTE ,NAO A VITORIA SEM SACRIFICO ,FASSA A SUA PARTE NAO FICA PEDINDO A DEUS , MAS SIM FASSA A SUA PARTE QUE O HOMEN LA DE CIMA FAZ A DELE... A VIDA FOI FEITA PARA TERMOS OBJETIVOS LUTARMOS PELO QUE ACREDITAMOS , FICAR MAIS FORTE MENTALMENTE E FISICAMENTE , E MELHOR IR A LUTA E QUEBRAR A CABEÇA , DO QUE NAO LUTAR E FICAR , NO MESMO LUGAR ISSO E COISA DE COVARDE.....,,,, LEVANTE-SE E LUTE ,PORQ EU LUTO TODO DIA CONTRA ESSE VICIO E NAO CAIO NUNCA MAIS ,NAO TENHO NUNCA MAIS RECAIDA , SOUU UM HOMEN FELIZ COM FOKO , OBJETIVOS SUPERAÇAO FISICA E MENTAL ... LUTE TAMBEM MEU AMIGO A VIDA E DURA E A PORRADA E FORTE, MAIS OQ IMPORTA NAO E A FORÇA DA PORRADA E SIM CONTINUAR SEGUINDO EM FRENTE. NAO DESISTA NUNCA .... TENHO CERTEZA MEU AMIGO VOCE VAII VENCER , NUNCA ESQUEÇA PELO QUE VOCE ESTA LUTANDO , PORQ VALE A PENA NAO DEICHE SER DESTRUIDO .... FORÇA DE VONTADE , ORGULHO PROPRIO . DEUS SABE QUE VOCE ESTA PASSANDO PELO INFERNO , MAIS LUTE LIBERTE-SE ... AQUII VAII UM CONSELHOOO DE UM IRMAO VOCE VAII VENCER E TENHO CERTEZA QUE LA NA FRENTE VOCE ESTARA FELIZZ .. LUTE IRMAO VALE A PENA ESPERIENCIA PROPRIA .. UM ABRAÇAO PARA TODOS OS JOVENS .. E NUNCA SE ESQUECA DO QUE REALMENTE FAZ MAL E E O PIOR DOS VICIOS . ACORDE NAO SEJA MAIS UM FRACASSADO IGNORANTE

Anônimo disse...

eu estou consciente do meu vicio.. o interessante que que ele começou quando eu tinha uns 10 a 12 anos ... eu sentia muita angustia e não sabia de onde vinha, e sem ter vontade e maldade para uma criança ... ficava com o meu pênis enrijecido.. e em qualquer lugar e a qualquer hora... passava por um constrangimento diário, pois não conseguia me controlar, pense num menino de 10 a 12 anos andando na rua com o pinto duro e as pessoas vendo e rindo ... até mesmo minha mãe me repreendia em publico .. sempre era um tormento .. foi então que comecei a notar que quando o liquido seminal ejaculava eu sentia um alivio da angustia e tinha maior controle sobre o enrijecimento do penis .. ao ver meus "amigos" pela primeira no ato da masturbação, resolvi tentar fazer o mesmo, .. portanto eu comecei com esse processo com o intuito de ter uma vida social, sem constrangimento publico, eu só não contava com o fato que essa pratica com o tempo se tornaria um vicio solitário,tive um pai ausente nesses assuntos e minha mãe muito católica na época, achava que sexo era um pecado, e tinha vergonha de falar esses assuntos com os filhos.conclusão mesmo sendo um cristão ainda não me livrei desse pecado, me sinto as vezes como o apóstolo paulo que disse : me deleito na lei de Deus mas observo um lei na minha carne me conduzindo para o pecado, o que quero fazer não faço e o que eu não quero esse é o que pratico, homem miserável que sou, quem me resgatará desta morte? graças a Deus temos cristo que é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados. Obrigado!

Anônimo disse...

A VERDADE FOII DITA AQUI NESTA PAGINA E ESTA SENDO DITA EM OUTROS SITES PELO MUNDO . O BEM SEMPRE VENCERA O MAL . NAO CAIIIA JOVENS NESSAS CONVERSAS DE QUE MASTURBAÇAO NAO FAZ MAL ,ARRUMA UMA NAMORADA , MAS MASTURBAÇAO E ILUSAO E PONTO FINAL.. QUANTOS MAIS CEDO VOCE LARGAR ESSE VICIO E MELHRO PRA VOCE MEU AMIGO , APRENDA A SABER OQ FAZ MAL E OQ FAZ BEM... A VIDA FOI FEITA ÁRA APRENDERMOS , A CONSEGUIR REALIZAR NOSSOS OBJETIVOS E SONHOS , AGORA TENHA CERTEZA DE UMA COISA . SE VOCE FOR UM HOMEN QUE TEM NAMORADA E NAO SE MASTURBA JAMAIS .. TENHA CERTEZA QUE VOCE E MAIS FORTE PISICOLOGICAMENTE DO QUE UM CARA QUE SE MASTURBA , A VIDA DESSA PESSOA QUE SE MASTURBA TEM 50% DE CHANCE DE DAR ERRADA . ABRA O OLHO O BEM NUNCA DESISITIRA E SEMPRE TRIUNFARA ONDE TEM LUZ AS TREVAS NEM CHEGAM PERTO ,NAO SOU EVANMGELHO NAO TENHO RELIGIAO A RELIGIAO AFASTA AS PESSOAS DE DEUS , SOU CRISTAO ACREDITO E TENHO PLENA CONCINECIA QUE O UNICO DEUS CHAMA-SE JESUS CRISTO . NAO TEN HISTORINHA DE RELIGIAO ,JOVENS ACORDEM QUANTO MAIS CEDO MELHOR . VOCE VENCERA FORÇA DE VONTADE PROPRIA ESSE E O SEGREDO , A FELICIDADE NAO SE COMPRA , NAO DESISTA IRMAO VOCE VAI VENCER ACREDITE . E POSSIVEL .UM ABRAÇO PARA TODOS OS JOVENS E FIQUEM ESPERTO ACORDEM . AMADUREÇAM ,NAO SEJA MAIS UM FRACASSADO IGNORANTE .

Anônimo disse...

tenho 16 anos sofro com esse mal a uns 4 anos, e bem difícil, se torna um vicil imsurpotavel quase que todos os dias eu mim masturbo 3 ou 4 por dia,sou evangélico ISO e que complica + pq sei que e pecado tento parar muito.pesso a Deus todos o dias pra mim libertar desse mal . e bem difil mas sei que n e impossivel pq passei 1 mes sim mim mastrubar isoo e bom mas n to agentando +.vlw rsrs

Anônimo disse...

Agradeço à todos vocês, amigos, que estão me ajudando a enchergar algo que eu já estava quase cego. Sempre soube do problema da masturbação, no entanto, como todos sabem, isto é um vício, e por ser um vício dificil é largar.
Começei a me masturbar cedo, porém, a situação se agravou quando tive acesso a internet lá por volta de 2.000. De lá pra cá não paro, toda vez que ligo o pc sinto a necessidade de visitar sites indecorosos, coisa vil. Hoje, exatamente hoje, estou tomando atitude, e para isso pensei muito, pensei no que já perdi por causa disso (...) Hoje, graças ao nosso Deus, vou me libertar desse mal. Destarte isto seja dificil, acredito que sobretudo alguns princípios éticos há de ser relevantes em decisões tais. Acredito que a junção dessas trÊs funções: Quero, Posso e Devo; é o caminho a tomar como norte. Agradeço a Deus por libertar-me dessa escravidão ainda tão pouco dilatada nos meios de comunicação.
Que você consiga sair disso, pois este vício não é menor que o do usuário de crack, nem maior do que àquele que usa maconha. Vício pressupõe escravidão, e, por isso, desejo sua liberdade em nome de Jesus Cristo.
Boa noite.

Anônimo disse...

vei a minha mente buscar um soluçao para o meu problema, tenho 28 ano e me masturbo todos os dias, sou casado e me cinto mau com tudo isso , concordo com todos que esse ato nos suja e nos afasta de DEUS, todos precisamos de ajuda e so ELE podes nos conceder, por isso ELE me trousse a este site, parabens pelo texto, é disso que nos viciados precisamos , ajuda para esclarecer nosso problema.
que DEUS nos abençoe e nos de força para vencer esta ato sujo e que me deprime.

Anônimo disse...

ja ha algum tempo vinha me sentindo incomodado pois era como se eu fosse forçado a me masturbar, parecia algo mais forte que eu...

pois bem, outro dia fui realizar um trabalho no meu PC mas faltou espaço no HD, foi entao que pra minha surpresa havia mais de 60 gigas só de pornografia...percebi na hora o quanto aquilo tinha se tornado compulsão.

comecei a fazer atividade fisica, é o que mais tem me ajudado a controlar os pensamentos.

impressionante como todos os sexologos dizem que masturbação faz bem, porem eles nunca dizem que com o tempo ela domina e degenera.

jonathan disse...

me ajude quero sair disso me de dicas pois 1 vezez0 por semana me masturbo sei que preciso me libertar Deus está triste comigo pq me masturbo se que quizer me ajudar via interne pegue meu msn jonathan_peterson@hotmai.com

Anônimo disse...

Oi Pessoal Imfeliz-mente tambem estou vivendo omesmo drama em que este Vicio Catastrofico nos Fez chegar, e só ligar o pc e pronto já vem o inimigo Nós atentar outra vez, e o pior que Deus ele não esta se agradando de nossas atitudes,mais apartir de hoje eu creio que o senhor vai me ajudar pois tambem vou fazer a minha parte! fiquem todos na Paz! Eu creio que Vamos Ser Libertos!.ate mais...

Anônimo disse...

Boa Noite Quero lhes deixar uma palavra de Deus para nossas vidas!
em Isaias No capitulo (59) e Versiculo (1) assim nos diz.
"" Eis que a mão do senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.'''
Portanto amados o senhor ele nos ouve e áte quer fazer o milagre em nossas vidas a gora cabe a nós fazermos a nossa parte, e um conselho Que venho a nos abordar vamos ler a biblia quando der esta Vontade enlicita de se masturbar,porque vamos vencer o Mal com o bém . Fiquem na paz do senhor!!.

Anônimo disse...

meus irmçaos somos frutos do nossos pensamentos temos que ser guerreiros

Anônimo disse...

anonimo

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda
Deus abençõe a todos

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda
Deus abençõe a todos

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda

DEUS ABENÇOE A TODOS

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda

DEUS ABENÇOE A TODOS

Anônimo disse...

Obrigado por esse insentivos espero
tomar uma atitude e para com esse ato
degenerativo que esta me destruindo
de uma maneira que eu quase não tenho
forcas para me levantar.


que Deus abençoe a todos.

Anônimo disse...

h

Anônimo disse...

hhhhhh

Anônimo disse...

A masturbação causa danos ao cérebro ... um cérebro cheio de ar és um cérebro tolo.... a masturbação exerce forte pressão sob o cérebro... o semen está associado ao cérebro...
a masturbação deixa a pessoa desconfiada, melancólica e triste... realmente a masturbação traz consequencias para a vida de uma pessoa... eu comecei a me masturbar com 17 anos e parei com 31 anos bati punheta durante 14 anos... hj eu sofro com as consequencias porque eu não consigo me relacionar com as pessoas.... não tenho amigos ,muito menos namoradas... meus olhos estão estufados devido a forte pressão exercida na masturbação....a minha aparencia é de uma pessoa desconfiada... transtorno de irritabilidade por motivos bobos...perda de memória ... cansaço fisico ao fazer uma atividade ....etc...eu aconselho amigos dessa postagem não entrem no vício da masturbação pois ela faz muito mal para o ser humano !!!! Abraços !!!!

carlos disse...

bom , o unico jeito de para é aceitar deus no coração. mesmo que vocÊ pare de ver pornografia , uma hora vocÊ sentira vontade de fazer novamente e não resistira. ( alguem que já tentou isso sabe como é ).

se você quer mesmo parar . se arrependa de seu pecado e siga a deus ou melhor leia a biblia e aprenda as suas leis e como usa-las .
se você acha que não existe perdão , está enganado porque deus disse:
que não sente prazer em matar ninguem ou punir , ele apenas quer que você se converta e siga os seus mandamentos


ai vai um video de inspiração : http://www.youtube.com/watch?v=viQzfj66v-0&playnext=1&list=PL933160B3C4A6A69C&feature=results_main

Anônimo disse...

Fui viciado em masturbação durante 14 anos , tenho dificuldades de me relacionar-me com as pessoas , e a minha vida social está péssima , pois não tenho amigos e tbém não tenho namorada... gostaria de saber se isso tem salvação ou cura , e será que conseguirei superar isto e voltar a ter uma vida normal , será que vou conseguir casar , será que conseguirei arrumar amigos ?

Anônimo disse...

Masturbação é pecado , faz mal pro corpo e pra mente , deixa a pessoa afastada do convivio social , deixa a pessoa com cara de desconfiada , irritada , melancólica , tem uma carga aterrorizadora considerável sob os olhos ( olhos estufados ) dando aspecto de desconfiado na cara dela , vc ficará com memória fraca , ficará cansada ao fazer uma atividade física , sentirá muita preguiça e fraqueza , não conseguirá arrumar amigos , pois eles vão se afastar de vc , e não conseguirá arrumar namoradas. Espero que acreditem em mim.Estou falando a verdade , só isso apenas...

Anônimo disse...

Olá, bom dia!
Sou casada há quase 8 anos, tenho 34 anos e tenho um casal de filhos. Então, me masturbo há quase 30 anos, mesmo sendo "cristã". Pensei que me casando, resolveria o problema, todavia, só me sinto frustrada. O casamento, na verdade, só piorou a minha situação, porque, me casei com um homem que apesar de ser "cristão", também, é super egoísta e frio, ou seja, me sinto muito só e carente. Até que consegui parar por um longo tempo, mas, depois e tantos desencontros... Definitivamente, quero ser curada e já tentei parar sozinha, porém, penso que preciso de ajuda. Espero que Deus me mostre o caminho, afinal, não sei por onde começar. Doutor Virgilio, parabéns pelo texto super esclarecedor e se puder me dar uma luz... Quero ser liberta.

Jhon Wilker da Silva Sousa disse...

Opa! Bom a salvação nas se perde ou ganha, o que vc pode perder são experiencias com Deus por falta de santidade.

Anônimo disse...

Masturbação : Masturbei durante 14 anos comecei com 17 anos e fui parar com 31 anos , hoje sofro com as consequências ,não tenho amigos , não tenho namoradas, as pessoas tem medo de mim ao chegar perto, algumas olham torto para mim, fiquei com cara de desconfiado no olhar... acho que é por causa dos olhos esbugalhados (ficaram saltados para frente )não tenho nenhuma vontade de sair pra noite nos finais de semana ( balada, barzinho , muito menos sair pra paquerar, sair com amigos , mas nem tenho amigos !!! Acho que estou doente , estraguei a saúde por causa da masturbação !!!

Anônimo disse...

A masturbação tem uma carga aterrorizadora considerável nos olhos deforma a anatomia fisiológica, fica com o rosto ruborizado, causa danos ao cérebro,deixa a pessoa irritada,desconfiada,melancólica...

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=5-XPRDXWc8I

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=5-XPRDXWc8I

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=5-XPRDXWc8I

Anônimo disse...

Excepcional texto

Anônimo disse...

Fui viciado em bater punheta desde os 17 anos....

Comprava revista de mulher pelada e tocava uma no banheiro....

Hoje sou tarado por mulheres , nao consigo deixar de dar uma olhada no bumbum delas

quando passo perto de uma andando pela rua....