quarta-feira, 2 de julho de 2008

COMPORTAMENTO RELIGIOSO E OS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO


Os mecanismos de defesa do Ego são processos subconscientes desenvolvidos pela personalidade, os quais possibilitam a mente desenvolver uma solução para conflitos, ansiedades, hostilidades, impulsos agressivos, ressentimentos e frustrações não solucionados ao nível da consciência. Técnica psicológica para desenvolver a personalidade, sua finalidade é tentar defender-se, estabelecer compromissos entre impulsos conflitantes e aliviar tensões internas selecionadas inconscientemente e operando automaticamente.


Simplificando, quando nos envolvemos em situações reconhecidas como “risco” a nossa integridade pessoal (a nível psicológico) reagimos com estratégias pessoais criadas a partir de recursos de nossa mente. É interessante nota que as pessoas não têm idéia que utilizam esses recursos. As experiências infantis de certa forma explicam este tipo de reações, que na fase adulta podem prejudicar a vida sócio-afetiva dessas pessoas.



No que diz respeito ao ambiente de igreja, muitas vezes a capa de religiosidade pode encobrir fortes conflitos internos na vida de um crente dedicado. Ela abre portas para confirmar e validar alguns comportamento defensivos. O ambiente eclesiástico (como outros) pode propiciar os contextos devidos para o encobrimento dos conflitos internos: poder, liderança, discipulado, exibição, contenção, resignação, fervor, auto-sacrifício, zelo religioso, etc... O fato de transferirmos unicamente para Deus a solução de nossos problemas e encontrar tb nEle a maneira de remediar todos os erros pode manter a pessoa em dilemas, que se fossem atendidos em circunstancias profissionais adequadas seriam mais eficazmente resolvidos. Inclusive proporcionando ao indivíduo princípios e vivências de adoração mais saudáveis.


REPRESSÃO - É um dos mais comuns mecanismos de defesa do ego consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância (no inconsciente). manipular o conflito, impulsos em competição, tendências a atos que constitui uma ameaça à imagem que fazemos de nós mesmos afastar ou recalcar da consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Ex: um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser completamente esquecido e se tornar não evocável. Comum em pessoas que foram educadas de maneira repressora, onde principalmente o pecado era sempre apontado como causa.


PROJEÇÃO - É uma forma de deslocamento que dirige-se para fora, e atribui a outras pessoas seus traços de caráter, atitudes, motivos e desejos contra os quais existem objeções e que se quer negar.Ex: A, incapaz de tolerar a angústia despertada pelo seu ódio de B, inconscientemente muda a sua atitude “eu odeio B” para “B me odeia”. As perseguições religiosas a pessoas ou grupos específicos pode estar vinculadas a este mecanismo.


INTROJEÇÃO - Intimamente relacionada com a identificação, visa resolver alguma dificuldade emocional do indivíduo, ao tomar para a própria personalidade certas características de outras pessoas. Ex: a criança desenvolve boas e más auto-representações baseado em como seus pais percebem e respondem a elas. Lideres carismáticos podem se tornar figuras-gurus de seus membros.

REGRESSÃO - É o retorno a atitudes passadas que provaram ser seguras e gratificantes, e às quais a pessoa busca voltar para fugir de um presente angustiante. Devaneios e memórias que se tornam recorrentes, repetitivas. Ex:Uma abordagem infantil e imatura do mundo que pode ter permanecido latente por muitos anos, pode ser despertada por uma experiência ou situação frustrante numa fase posterior da vida. Pessoas que nunca crescem, “preferem leite que o alimento sólido.”


FIXAÇÃO - Detenção de um forma incompleta na evolução da personalidade pela persistência resultante de certos elementos incompletamente amadurecido. Assim a personalidade apresenta uma carência de integração harmoniosa. Sua organização emocional encontra-se em permanente estágio imaturo e há um intervalo entre o estado biológico e a independência emocional. Cessação do processo de desenvolvimento da personalidade em um estágio anterior à completa e uniforme independência amadurecida. Ex: A criança pode continuar a falar como um bebê e a conservar sua dependência com a mãe do período em que estas características deveriam ter sido superadas. No caso de mais velhos a completa dependência de outro adulto, ou ainda comportamento adolescentes irresponsáveis, já na fase adulta.


FORMAÇÃO REATIVA (SUPERCOMPENSAÇÃO) -Traço de caráter que representa o exato oposto do que seria naturalmente esperado pela expressão de tendências libertadas, um traço desenvolvido para manter a repressão destes impulsos e para negar e mascara tendências da personalidade que existiram de uma forma oculta. Ex:Traço de caráter perfeccionista e descompromissados constituem frequentemente formações reativas contra tendências, desejos e impulsos proibidos. Pessoas “carolas” demais, muito dedicadas aos serviços religiosos, zelosos...


COMPENSAÇÃO - A personalidade em suas inadequações e imperfeições apresenta um mecanismos de compensações a fim de tentar assegurar o reconhecimento de que necessita. Ex:Em pessoas cujas reações em relação a realidade em geral e aos estímulos sociais em particular são bem integradas, a existência de uma inferioridade física pode provocar atividades construtivas que resultam em qualidades de notável utilidade social. Buscar ser admirado por dotes especiais, quando a vida pessoal é um verdadeiro fracasso.


RACIONALIZAÇÃO - Um dos mais comuns mecanismos planejados para manter o respeito próprio e evitar o sentimento de culpa. Constitui um mecanismo que visa a um propósito útil até o ponto que conduz à auto proteção e ao conforto psíquico. Ex: Quando preferimos acreditar que nosso comportamento é o resultado de deliberação raciocinada, julgamento desprovido de prevenções; consciência de todos os motivos que o determinam. A negação da raiva muitas vezes se dá pelo “perdão” gratuito e pelo sentimento de “pena”.


NEGAÇÃO - Provavelmente é o mecanismo de defesa mais simples e direto, pois alguém simplesmente recusa a aceitar a existência de uma situação penosa demais para ser tolerada. Ex: Não reconhecer os erros de um namorado, quando todos aconselham e mostram, com provas, o contrário.


SUBLIMAÇÃO - É o mecanismo pelo qual a energia inerente a impulsos primitivos ou inaceitáveis, é transformada e dirigida a objetivos socialmente úteis.
Ex. É comum entre os artistas e pessoas criativas.

O certo é que cada um de nós reage com base em alguns mecanismos de defesa, o problema maior é quando eles nos conduzem a um estilo de vida socialmente desequilibrado, impondo a quem esteja ao redor sofrimentos indevidos. Pior ainda quando isso ocorre num ambiente religioso.

10 comentários:

jonathas disse...

Então, irmão Virgilio Nascimento, a solução seria enfrentar diretamente a causa do conflito? Ou os mecanismos de defesa podem ser aceitáveis até certo ponto? E se a causa do conflito não pudesse ser solucionado, por exemplo, conflitos ocorridos na infância?

Virgilio Nascimento disse...

Como relatei não se pode negar o poder das experiências infantis na vida de cada um. Por outro lado, todos nos valemos de mecanismos de defesa. Simplesmente quis chamar a atenção que muitas vezes distorções no comportamentos eclesiastico de algum crente (lider ou membro) podem reafirmar e "fertilizar" as manifestações e uso destes mecanismos. Aí certamente, não só o individuo poderá sofrer, ou manter-se no sofrimento, quanto pode arrastar outros no mesmo barco.
abraço obrigado pela seu comentário.

Filipe Reis disse...

Olá amigo Nascimento,

Lamento usar este campo para o contactar e não para comentar o artigo em causa, mas não encontrei outro método de o fazer.

Penso que vai interessar-se por este artigo que encontrei na imprensa portuguesa http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200807238577094

Saudações cristãs.

Filipe Reis
Porto, Portugal

Anônimo disse...

ola irmao gostei do seu blog

gostaria de saber

quando uma moça na igreja naum consegue amar ninguem com medo de nao estar na direcao de Deus, devido a sua chamada, neste caso que fazer? quando nao consegue amar uma pessoa?nao consegue mais amar niguem pelo fato de que um dia amou alguem e alguem disse ele nao e pra vc.. e ele se foi..e agora a moça que sou eu nao consigo mais amar ninguem? existe soluçao?

Virgilio Nascimento disse...

De fato a maioria dos mecanismos se fundamentam na infância, e passam desapercebidos, ajudando o indivíduo a se adaptar ao meio. Com os prejuízos a devindos dele o individuo se vê obrigado a rever suas posições. Num tratamento psicoteràpico isto é revisto e o individuo incentivado a buscar novos arranjos adaptativos, sendo estes mais saudáveis.

Unknown disse...

oi querido virgiliuo.
vc concorda que os seguintes mecanismo de defesa :negação ,racionalização e projeção e uma forma de mentirmos para nos mesmo ,ex:negação:mentimos a respeito de algo não queremos olhar para o problema nem discutir a respeito ,não aditimos que temos magoas ou ressentimentos;racionalização:tentamos dar razões que justificam nosso comportamento ,achando justificativa para tudo;projeção:culpamos os outros por nossos problemas.projetamos nos outros os nossos problemas ,transferimos os nossos problemas para alguem . mediante essas verdades vc concorda que a mentira só pode ser vencida com a verdade ? é por isso que o melhor psicologo do mundo e JESUS pois ele nos confrota com sua verdade e na sua palavra achamos cura para as doenças da alma , vc poderia por gentileza me dar mais alguns exemplos desses tres mecanismos de defesa ,para que eu possa entender um pouco mais?

Unknown disse...

oi querido virgiliuo.
vc concorda que os seguintes mecanismo de defesa :negação ,racionalização e projeção e uma forma de mentirmos para nos mesmo ,ex:negação:mentimos a respeito de algo não queremos olhar para o problema nem discutir a respeito ,não aditimos que temos magoas ou ressentimentos;racionalização:tentamos dar razões que justificam nosso comportamento ,achando justificativa para tudo;projeção:culpamos os outros por nossos problemas.projetamos nos outros os nossos problemas ,transferimos os nossos problemas para alguem . mediante essas verdades vc concorda que a mentira só pode ser vencida com a verdade ? é por isso que o melhor psicologo do mundo e JESUS pois ele nos confrota com sua verdade e na sua palavra achamos cura para as doenças da alma , vc poderia por gentileza me dar mais alguns exemplos desses tres mecanismos de defesa ,para que eu possa entender um pouco mais?

Anônimo disse...

Olá virgilio, gostaria que me desse exemplos bíblicos de mecanismo de fixação.Se possível citar as passagens biblicas.

Anônimo disse...

[url=http://www.23planet.com]Online casinos[/url], also known as particular resources casinos or Internet casinos, are online versions of livestock ("pal and mortar") casinos. Online casinos legalization gamblers to assess as affair in and wager on casino games from start to empty the Internet.
Online casinos typically put behind bars up championing sale odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos depot forth higher payback percentages in the composition of preference for automobile games, and some accommodating proper payout captivate audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed unspecific uncountable generator, proffer games like blackjack have an established barrier edge. The payout vigorish after these games are established at knee-jerk the rules of the game.
Numerous online casinos sublease or discern their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Underhandedness Technology and CryptoLogic Inc.

Anônimo disse...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]casinos online[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of household ("buddy and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to encompass up and wager on casino games nearby the Internet.
Online casinos habitually all over provoke perspicuous on the customer inferior odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos contend higher payback percentages during glumness scheme games, and some withdraw special-interest league payout structuring audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed indefinitely teeming generator, catalogue games like blackjack bear an established obtain edge. The payout plate after these games are established not later than the rules of the game.
Uncountable online casinos confirm out or grip their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Audacious Technology and CryptoLogic Inc.