domingo, 20 de maio de 2007

Aprenda controlar a Raiva.

O QUE É A RAIVA (ou IRA)?
“ Uma paixão intensa ou sensação de desprazer, e freqüentemente antagonismo a pessoas, coisas ou fatos, exacerbada por uma sensação de mágoa ou insulto.”

QUEM SENTE RAIVA?
“Todas as pessoas fisiologicamente perfeitas nascem com potencial para sentir e expressar raiva. Mas as coisas que nos causam raiva, as formas como a sentimos e as atitudes que tomamos quando estamos com raiva não são as mesmas para todos . As formas individuais, particulares de como reagimos são APRENDIDAS.” (Dr. Theodore Rubin)

QUAL A ORIGEM E O PROPÓSITO DA RAIVA ?
A Raiva é uma experiência transcultural, isto quer dizer que em qualquer cultura do planeta as pessoas têm reações de raiva. É uma experiência universal. Origina-se de nossa natureza moral. Os seres humanos são seres morais. Isto significa que para vivermos em comunidade estabelecemos normas éticas, direitos, deveres e regras de comportamento. Atribuímos valor de certo ou errado as condutas humanas, e defendemos o direito e a justiça. Estes acordos sociais variam de lugar para lugar, de grupo para grupo. Uma vez que estas normas estejam claras passam a fazer parte da vida interna do individuo influenciando nos significados de suas ações e na interpretação dos fatos e situações diversas. A raiva está ligada a este sistema de representações sociais.
As dimensões emocionais, fisiológicas e cognitivas da raiva dependem do grau simbólico da ofensa. A percepção de um fato e a sua interpretação estão ligadas diretamente a construção dos significados e esquemas de conduta aprendidos na infância. Aprendemos a que reagir e a maneira como reagir.

Propósito da Raiva:
> Reagir construtivamente diante de situações injustas
Raiva não é pecado. Não é maldade. Não é obra do diabo.

APRENDENDO A REAGIR COM RAIVA
É na nossa infância que entramos em contato com a raiva. Convivendo com nossos familiares assimilamos comportamentos raivosos, geralmente tal aprendizado se dá através de 3 mecanismos:
a) IMITAÇÃO – desde cedo a convivência familiar modela nossas ações. Copiamos principalmente nossos pais, seus jeitos de reagir às diversas situações.
b) REPETIÇÃO – Tendemos a repetir os comportamentos deles diante das situações ofensivas ou injustas;
c) IDENTIFICAÇÃO – Os fatos reconhecidos como ofensivos ou injustos pelos pais, geralmente tem o mesmo significado nos descendentes.

COMO É ATIVADA A RAIVA?
A Raiva é sempre estimulada por um FATO. Geralmente as reações incorporam palavras e atos de insatisfação.

NÚCLEOS DE ATIVAÇÃO DA RAIVA
PENSAMENTOS: é em nossa mente que ocorre a análise dos fatos e situações ao nosso redor. Se concluirmos que o fato é injusto temos a formação do núcleo da raiva. Por exemplo: - Mulher sobre o marido: “Se ele se importasse comigo, telefonaria. Ele não tem consideração por mim. Tudo que ele pensa é em seu trabalho.” - Marido sobre a mulher: “Eu conserto as coisas em casa, tomo conta do bebê enquanto ela sai com a mãe e nunca recebo nem um muito obrigado.”

EMOÇÕES: Ao concluirmos que um fato é injusto reagimos emocionalmente. Decepção, dor, rejeição, vergonha geralmente surgem neste momento. O que pode promover reação ou retração nas relações interpessoais.

MUDANÇAS FISIOLÓGICAS: Em nosso corpo também se dá a tradução do efeito ofensivo.
> Glândulas Supra Renais – descarga de adrenalina / noradrenalina, componentes químicos atuam na estimulação, tensão, excitação e calor da raiva.
> Mudanças nos batimentos cardíacos, respiração, pressão sanguínea e trato digestivo.

A grande questão agora é:
É POSSÍVEL CONTROLAR PENSAMENTOS, EMOÇÕES, REAÇÕES FISIOLÓGICAS?
Certamente o mais complicado seja controlar os pensamentos. Ele é a raiz, o núcleo do comportamento irado. Cabe ao individuo aprender a controlar seus pensamentos.

Em resumo: Raiva (ira) é o conjunto de emoções, pensamentos e reações físicas que experimentamos, quando concluímos que algo nos agrediu ou alguém nos tratou de modo injusto.

DIFICULDADES:
A percepção de injustiça nem sempre é correta. A natureza humana é limitada e egoísta, e, além disso, o que para mim parece injusto, pode não ser para o outro. A maneira como fui educado pode não corresponder ao meio em que eu vivo, logo passo a sofrer por causa das reações das pessoas. Fatores relacionados a auto-estima baixa podem também interferir na maneira com que eu reajo.

Podemos dividir as reações de Raiva em duas:
1) RAIVA LEGÍTIMA – baseada na interpretação e reação adequada ao fato. Houve um mal e eu reajo a ele de maneira assertiva e construtiva.
2) RAIVA DISTORCIDA – baseada em falsas impressões e reações comprometidas. É uma raiva que não tem razão de existir. É o resultado de uma percepção errônea de um fato. Geralmente não está ligado a nenhuma transgressão moral.
Segue geralmente este trajeto: ACONTECIMENTO >>> INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA >>> RAIVA

ANTES DE REAGIR PERGUNTE-SE:
- Minha ação é POSITIVA em lidar com o erro e tornar saudável a relação?
- Minha ação é AMOROSA, ou seja, visa beneficiar o outro que estou lidando no caso, ou é só revanchista ?
- Que erro foi cometido? Conheço todos os fatos?

Resposta Construtiva à Raiva: Honestidade, Clareza e Amor.

CINCO ETAPAS PARA LIDAR COM A IRA
Adaptado: Dr Gary Champmam
1) Admita conscientemente que está irado
2) Adie sua resposta imediata
3) Localize o foco da ira
4) Analise suas opções
5) Tome uma atitude construtiva

LEMBRE-SE DOS SIGNIFICADOS:
Muitos padrões Internos emocionais e intelectuais foram aprendidos na infância e cultivados durante os anos de existência. Cada um de nós teve experiências diferentes, logo o significado de cada atitude varia de indivíduo para indivíduo. O que para você representa atributos e valores inquestionáveis podem não encontrar equivalência no outro. Ex. pontualidade, respeito, perfeccionismo, expectativas, certo x errado etc... O erro mais comum que cometemos é expressar a Raiva através de Julgamentos. O caminho praticamente tem seu percurso definido: acusações – cobranças – ressentimentos – reações

A RAIVA E SUAS REAÇÕES:

Explosão: ocorre quando são adotadas atitudes, gestos e palavras agressivas, descontroladas e imediatas. “Bateu, levou.” “Pisou no meu calo.” “Falei o que pensava.” Acompanhadas de gritos, xingamentos, destruição patrimonial e em muitos casos agressões físicas. Resultados:
- Não é construtivo (prejudica o relacionamento);
- Destrói a Auto-estima (depressão);
- Cria barreiras entre as pessoas (compromete as relações futuras);

Implosão: não é reconhecida facilmente porque está aprisionada no interior do indivíduo. Normalmente caracterizada por 3 elementos: - Negação, Retração e Introversão. Negar a raiva não elimina seu poder destrutivo, geralmente traduzida no corpo. Tentativa vã de sabotagem a si mesmo, criando desculpas ou ilusões. Retrair-se corresponde a necessidade de afastar-se das pessoas, situações e locais originários da raiva. E Introversão é a capacidade de transformar os estímulos em cenas permanentes, alimentados por pensamentos secundários. O fato vira uma novela que ocupa permanentemente a mente.

A Ira Internalizada gera:
COMPORTAMENTO PASSIVO-AGRESSIVO
- Incapacidade em atender alguns pedidos (desinteresse sexual)
- Redirecionamento da raiva para outras situações e pessoas (confusão)
- Repressão: estresse físico e psicológico (hipertensão, colite, enxaqueca, coceiras, cardiopatias)
- Pensamentos persecutórios, Depressão, Surtos e Suicídio.
- Ressentimento, amargura, vingança e ódio = PECADO

SOLUÇÃO: DIALOGO + ARREPENDIMENTO + PERDÃO
- Esclareça a questão com o ofensor, explicando sua percepção, e o mal que isto lhe ocasionou.
- Dê oportunidade para o outro dar sua versão do fato – OUÇA.
- Busque o entendimento. Julgamentos e retaliações não ajudam solucionar o caso. Ofereça/admita o Perdão.
- Esteja consciente que algumas conseqüências poderão permanecer.
- Comprometa-se em superar a situação.

LIDANDO COM TRAUMAS E RAIVAS ANTIGAS

Existem fatos injustos, traumas do passado que podem afetar toda a vida do individuo durante muito tempo, e às vezes seus resultados são permanentes. É importante livrar-se deste mal:

1º - Faça uma relação das injustiças cometidas contra você;
2º - Examine cuidadosamente a lista, e veja como você lidou com a raiva em cada situação (não importa há quanto tempo);
3º - Identifique as reconciliações impossíveis, veja o que de sua parte pode ser feito, decida esquecer e livre-se delas;
4º - Quanto aos outros resolva se vai “deixar pra lá” ou se vai buscar a reconciliação ou esclarecimentos. Pode ocorrer do outro nunca imaginar que lhe ocasionou tanto mal.
5º - Se for o caso utilize um mediador.
6º - Busque o perdão. Aprenda a perdoar a você e ao outro.

RAIVAS ESPECIAIS
Existem algumas raivas que não podemos admitir abertamente. Elas geralmente são encobertas e inconscientes. Nem por isso tem menos peso sobre a nossa vida. É importante buscar ajuda especializada neste caso. Por não ser consciente pode vir à tona em situações inesperadas e inusitadas. Tenha coragem busque ajuda. Estas raivas especiais são: contra Deus, contra os Filhos, contra os Pais e contra o Cônjuge. Por causa de religião, educação repressora ou princípios morais dificilmente são admitidas.

“Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira...” São Paulo

30 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Virgilio, li atentamente sobre o tema apresentado e me vi completamente nele, como é fácil entender os sentimentos quando estudamos melhor um tema tão complicado como a "raiva". Estou ciente que o que passei a um ano atrás não foi nada, que para reverter o mal que causei pratiquei tudo o que o senhor explicou, incluindo o pedido de perdão, Dr. Virgilio auxilie os que não perdoam, os que não aprendem a perdoar, que permitem a ira, e que o sol desapareça por completo dando lugar ao mal, ajude as pessoas que estão precisando aprender a perdoar antes que seja tarde demais. Deus o abençoe ricamente em o nome do Senhor Jesus.

Anna Ludmilla disse...

Gostei do artigo sobre a raiva.
Sei como é importante elaborar esta emoção. Acredito que pode até levar alguém a surtar.
Tenho me observado melhor sob este aspecto da natureza humana.
Percebo como é bom amadurecer idéias que muitas vezes parecem que têm seu próprio relógio particular assim como eu.
Que bom achar este blog.
Bom trabalho!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

clea, sou mãe de filha esquizofrenica há 13 anos . todos foram embora fiquei eu com ela. os médicos a enlouquecem em vez de melhora-la. por minha vez estou ficando com muita raiva da situação em que vivo. ela chora quase toda madrugada, alto. antes me controlava aogra parto para chineladas e tapas na boca. justo hoje que me acharam com apência melhor no grupo de co-dependentes pois havia visto o filme "O segredo" e fiquei feliz com o filme. à noite deu-se a tragédia, bati muito nela para parar de chorar, depois vem implorar perdão e abraços e beijos que não tenho condições de retribuir. amanhã terei terapia. a psicol. diz que não tenho mais condições de viver co ela. mas nesse país onde até os psiquiatras ajudam a piorar a situação com diagnósticos e remédios errados, que dirá arranjar uma instituição onde eu possa leva-la para descansar um pouco de nós duas. tudo que absorvi no filme foi por agua abaixo. reconstruir é a palavra.

Talita disse...

Vi seu artigo e me inclui no implosivo....me sinto injustiçado pelas pessoas e ao mesmo tempo fico ienglindo e não reajo. O problema é q essas pessoas me tratam mal e eu acho injusto esse tratamento devido a razão destas pessoas nunca nem tenham me direcionado a palavra, simplismente olham para minha cara e não gosta de mim...todo lugar q frequento...uma reuniao, um curso, um trabalho, sempre há uma pessoa q age assim...e o mais esttranho q sou uma pessoa q faz amizades facil, sou populare ja morei com mais de 30 pessoas diferentes sem problema algum(moro em republica a anos)....gostaria de entender pq essas pessoas fazem isso, pois nao entendo como posso ter antipatia por alguem somente olhando para ela...e para piorar, essas pessoas passam a me perseguir e me agredir, e eu evitando confusão vou guardando tudo

Anônimo disse...

Por favor me ajudem! Estou vivendo um dos meus piores momentos. Sofri muito com a rejeição dos meus pais na infância,cresci com uma mãe com depressão e um pai q não se importava muito. Fracassei em muitos relacionamentos por causa do meu temperamento explosivo. Sou extremamente carente e tenho medo de ser rejeitada. Na tentativa de buscar a felicidade me casei com um homem ausente que infelizmente só piorou a minha carência. Hoje com 33 anos estou vivendo uma separação q já se arrasta há quase dois anos. E tentando recomeçar a vida em outro relacionamento. Mas infelizmente o meu temperamento mais uma vez está me atrapalhando. Eu tenho tanto medo de sofrer que acaba sufocando as pessoas e acabo explodindo e magoando elas. Porque eu faço isso? Eu quero ser feliz. Porque afasto as pessoas? Por favor eu sei que não pode me diagnosticar por email, mas só me diga se existe remédio para me deixar mais calma. Não quero mas magoar ninguém. Eu quero ser sensata e calma. Eu não gosto de mim. Estou tentando mudar isso. É possível que eu esteja me auto-sabotando? Me deem uma luz.

Anônimo disse...

Adorei o artigo, mas ao ler os depoimentos me choquei com a situação da mãe da menina esquizofrenica.Eu sei que lidar com essa situação e com pessoas portadoras desse mal não é facil, mas tenho uma irma assim, e ao contrario na maior crise dela apos falecimento de meus pais pensei que não fosse aguenatr, sentia raiva por não compreender os sintomas e reações dela, cheguei a apanhar dela, sentia medo pois ela do nada passou a me odiar, eu chorava e buscava ajuda, ate que infelizmente houve a internação, contudo isso dei muiiito amor ainda dou, busco superar minha ira, minhas decepções com ajuda psicologica e hoje graças a Deus ele esta sobre controle, e o amor é o melhor remedio. Entendo que lidar não é facil, só mesmo Deus, mas somos "perfeitos" e podemos nos controlar ja que os deficientes não sabem lidar e nem são culpados por apresentar a doença seja qual for. Peço a Deus que a ajude e que vc possa ajustar sua vida de maneira a entender que sua filha sofre e a faz sofrer inconscientemente. Boa sorte e tenha fé. Bia

Anônimo disse...

Preciso de paciência!!!!!!!!!!

Montillo disse...

Boa tarde!
A raiva tem me atrapalhado muito ultimamente, e sempre desconto nos meus familiares e amigos, e depois fico muito arrependido. Quando estou com raiva não consigo raciocinar bem e nem avaliar as consequencias. Eu grito muito e até ja agredi minha esposa, e estou sofrendo muito por isso. Todos que me conheçem (na rua, serviço) pensam que sou muito calmo, mas não é verdade, logo, eu passo essa impressão para as pessoas. Gostaria de aprender a me controlar para nunca mais precisar levantar a voz com ninguem.

dalila disse...

a raiva toma conta de mim pesso desculpa mais nao consigo me controlar quando me do por si ja machuquei meu marido por denro e por fora pq doe muito saber q eu sou capais de fazer isso depois de raiva passa eu me arrependo e ele me perdoa mais so acontecer pq? ele me ama se nao ele nem tava mais conmigo ai como eu amo demaisss ele tulio amor me perdoa por ontem nao era euuu e sim uma louca eu mesmo to acabando com mingo tenho que apreder muito com o passar dos anos e tbm respeita as pesssoas au meu aredor eu te amo tulio me perdoaaaaaa minha vida promento me controlar e nao te machuca mais

dani disse...

Por favor me ajudem! Estou vivendo um dos meus piores momentos.to Sofrendo meu marido ta com raiva de mim eu ferie ele por dentro e por fota amo me perdoa eu te amoo0 nao consigo me controlar tulio eu vou mudar amo000 A raiva tem me atrapalhado muito ultimamente, e sempre desconto nos meus familiares e amigos, e depois fico muito arrependido. Quando estou com raiva não consigo raciocinar bem e nem avaliar as

dani disse...

Por favor me ajudem! Estou vivendo um dos meus piores momentos.to Sofrendo meu marido ta com raiva de mim eu ferie ele por dentro e por fota amo me perdoa eu te amoo0 nao consigo me controlar tulio eu vou mudar amo000 A raiva tem me atrapalhado muito ultimamente, e sempre desconto nos meus familiares e amigos, e depois fico muito arrependido. Quando estou com raiva não consigo raciocinar bem e nem avaliar as

Anônimo disse...

Want to get a Free iΡaԁ 3? Discover how аt
http://myipаԁ3.tοp-informаtіon.
net/ . If yοu're wondering how, it's thanks to thе bеta testing openіngѕ at Aрplе.
Simplу test the mоdel fοr
a mοnth and κeep it afterwarԁѕ!
Sіmρly amаzіng.
My blog : Portable Propane Heater

Anônimo disse...

Getting a good HD TV has never been easier. Discover the rіght
model for you and your pocket with our review at http://reviews.
top-information.net/sаmsung-un40eh6000-гevіew/
Also visit my weblog - heartdata.net

Anônimo disse...

A high qualіty cаmeгa for a νeгy attгаctive pricе οг
just a bad qualіtу ρiсture?
Discovеr on the full гeνieω at http://reviews.
top-infоrmation.nеt/canon-powershοt-sx50-hs-review/
Also see my web page > Buy 3D Glasses

Anônimo disse...

Just submit yοur email at http://wωw.
freеipаd3.аllthеbestρrоducts.
nеt and sіgn up to test Аpple's products! You get to keep them afterwards!
Also visit my web page :: howtoluciddreamtonightguide.com

Anônimo disse...

Getting a good ΗD TV has nеveг been еasier.

Discovег the rіght mοdel fοr уou аnԁ уοur pocket with our гeview
at http://revіews.toρ-infoгmation.
net/samsung-un40еh6000-reviеω/
My web site - anxiety symptoms in Men

Anônimo disse...

A high quаlіtу сameгa fοr a veгу attгаctіve pricе ог juѕt a bаԁ qualіty pіcturе?
Discoνer οn thе full rеviеω аt
httр://reνiеωs.top-informatіon.
net/canon-poωеrshot-sx50-hs-гeνіew/
My site :: How to clean laminate wood floors

Anônimo disse...

Having trοublе losing weight? Hοw about taking a loοk at what is consideгed to be а fat burner in a bοttle?

Chеcκ οur guiԁe on hoω to usе Raрberry
Ketones and get thеm for the best prіce at http://rаspberrykеtones.

heartdata.net/
Take a look at my blog ; small motorhomes

ADRIANA PIMENTEL disse...

adriana, bem este artigo é bem explicativo,pois é isso mesmo que sinto nesta hora,meu marido se assim com tanta raiva ainda posso chama-lo,ele bebe ai me chama de vagabunda e outras coisas a minha raiva sobe pela boca, ele sai p/ ruachega demadrugada ou sai demadrugada e vai sabe la aonde.isso depois que me denegriu bastante ai da um de coitadinho o que eu to fasendo; é vc que ta gritando olha p/ vc.nossa a ira vem c/ todo vapor,sou espirita kardecista mas ñ to aguentando to tentando me controlar,mas ele provoca,vou tomar só uma em casa ai vai na mentira sai p/ rua,depois me diz que sou eu q, o provoquei,assim :ta vendo se vc me deixar trazer p/ casa a bebida eu ñ saio . É tudo mentira alem de sair ainda sou vagaba na boca dele,isso prq os palavrões são mais.ja deletei até redes sociais prq ele assim disse,vc esta igual uma prostituta,meu isso tem perdão?DEUS QUE FAÇO:quem ler isto me desculpe pois é um pequeno desabafo.fiz tratamento espiritual sei q JESUS olha por mim e ta mi dando forças para tudo.obrigado ,pois suas palavras são confortadoras.mas só quem tem pessoa alcolatras e convive q sabe o q to sentindo na pele,hoje saiu era uma hora da madrugada isso ta certo p/ um homem casado o q vai procurar?ai é q ta a minha raiva ;ira,vontade de lhe dar umas pauladas.estou vivendo um pesadelo ,por favo me a jundem,me de uma opinião,um conforto,uma palavra amiga,no centro espirita eu tenho mas nem tudo eu comento tenho vergonha,só DEUS TA me vendo o passo.mas foi bom acha este blog,. meu hotmail é adriana-ap13hotmail.com fiquem com nosso PAI MAIOR,

adriana pimentel disse...

ADRIANA PEDE POR FAVOR PALAVRAS AMIGAS SÃO BEM VINDAS,ME AJUDEM,ME MANDEM E-MAIL,TO A UM PASSO DE UMA LOUCURA.OBRIGADA.QUE O SENHOR LHE PROTEJAM EM TODOS OS SEUS DIAS PELA DIVINDADE DE APOIAR COM AMOR A QUEM PRECISA.NÃO SOU COMO ELE DISSE SOU UMA PESSOA QUE QUERO MUITO FASER SEMPRE O BEM ,MAS QUANDO ME REBAIXA ME SINTO UMA PESSOA MAL,OU SERA QUE SOU ESTA MULHER DE BAIXA QUALIDADE, VULGAR .JA TO ME SENTINDO ASSIM,MAS jesus sabe que to realizando os meus anseios de faser o bem.pratica-los com amor, só q tenho o meu lado negativo devido as palavras de quem eu mas precisava ter conforto,e sou humilhada.talvez alguem distante possa ser comigo um amigo a qual me faça ter um amor ao proximo melhor. e perdoar esse marido ingrato.mais um muito obrigada.DEUS ILUMINE A TODOS.

Anônimo disse...

It should be noted that the Inuit are not a homogenous group and their belief in the healing system varies even within the group.. [url=http://www.vanessasac.com]sacs vanessa bruno soldes [/url] But, most of us find this difficult to do. Ask yourself this, would you ever buy anything else as bright as the jacket or are you getting those colours to and stick out? I pick someone up wearing this colour? You and your boyfriend/girlfriend have the same one. like when my mom said she loved Jon Stewart and when my wife said, 'Jon Stewart is a friend of Adam's,' and then she didn't like Jon Stewart anymore..
So me and one of the group decided to go for a trek instead. [url=http://www.icanadagooseca.com]canada goose jackets[/url] If we push the magic buttons, the door opens. [url=http://officialcanadagoosesoutlet.ca]canada goose sale[/url]
[url=http://flyballbags.com]canada goose online[/url] But her magic also drew the attention of her mother, bringing about a reckoning that could no longer be put off elements of autobiography with flights of imagination in the manner of novels like Jonathan Lethem The Fortress of Solitude, this is potentially a breakout book for an author whose genius has already been hailed by peers like Kelly Link, Sarah Weinman, and Ursula K. [url=http://www.onlinebeatsbydreoutlet.com]customize your beats by dre online[/url]

Anônimo disse...

Hello! I'm at work surfing around your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

Feel free to surf to my web blog ... vexxhost consumer reviews

Anônimo disse...

I used to be able to find good info from your articles.


Also visit my blog Vexxhost reviews
My site - vexxhost recommendations

Anônimo disse...

I'm gone to convey my little brother, that he should also pay a quick visit this webpage on regular basis to get updated from latest information.

Here is my blog post; nethosting Reviews

Anônimo disse...

I've been surfing on-line more than 3 hours lately, yet I never found any attention-grabbing article like yours. It's pretty worth sufficient for me.
In my opinion, if all web owners and bloggers made excellent content as you
did, the net will likely be much more useful than ever before.


Here is my website ... designskala.com

Anônimo disse...

There is certainly a great deal to learn about this topic.
I like all of the points you have made.

my webpage ... Naturalanxietyremediestips.Com

Anônimo disse...

ghd outlet '. sac longchamp discount

Anônimo disse...

pet insurance There are now numerous providers of veterinary pet health care insurance. Our objective is to become the first billion-dollar pet health insurer globally, while maintaining our reputation of delighting our policyholders by being the leading authority on pet health.

Unknown disse...

Hoje mesmo passei por um momento de raiva e percebi o quanto poderia me prejudicar por tomar atitudes na adrenalina e no calor da raiva. Na hora da raiva eu demonstro um comportamento implosivo, fico quardando os fatos em minha mente e bem foi falado " vira uma novela" em nossa mente. Quando não suporto mais os acontecimentos e me sinto injustiçado ou extremamente magoado, dou lugar a um comportamento explosivo, e bota explosivo nisso. O tipo de raiva que cega e me faz perder a noção de meus proprios principios. Mas sem duvidas essas explicações me ajudaram a entender o que se passa comigo. Me informarei mais e trabalharei esse meu temperamento. Agradecido pelas explicações!