quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Medo ou Frescura? - entendendo a Fobia



O que é?

Anteriormente denominada fobia simples a fobia específica é o medo persistente e recorrente a um determinado objeto ou circunstância que desencadeia uma forte reação de ansiedade, sempre que apresentado ao paciente fóbico.

Diagnóstico

Os critérios para realização do diagnóstico exigem as seguintes condições:um objeto claramente identificável (nos demais transtornos fóbicos e ansiosos nem sempre o objeto é claramente identificável). Este objeto sempre que apresentado desencadeia uma forte reação de medo, ansiedade ou mal estar no paciente, podendo chegar a uma crise semelhante a crise de pânico.

Os adultos e adolescentes reconhecem que esse medo é exagerado, mas as crianças não necessariamente. Pelo critério norte americano o diagnóstico só pode ser dado quando o objeto fóbico interfere na rotina do indivíduo. Essa posição é passível de crítica não representando a opinião desde site.

Características

As fobias, em geral, caracterizam-se pela ausência de motivo para despertar o medo constatado, ou por ser o medo exagerado diante do objeto fóbico. As pessoas com fobia específica não apresentam uma história de traumas, injúrias ou ameaças decorrentes da exposição aos objetos mais comuns da fobia específica. Se isso acontecesse seria necessário diferenciar a fobia específica do estresse pós traumático (perturbação psíquica decorrente e relacionada a um evento fortemente ameaçador ao próprio paciente ou sendo este apenas testemunha da tragédia).

Na maioria das vezes as pessoas com uma fobia específica não são afetadas em sua rotina porque o objeto fóbico não faz parte dela. Quando faz parte torna-se indicado o tratamento.Há situações nas quais o objeto fóbico é o mesmo da agorafobia (comportamento de evitação provocados por lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso). A diferença entre essas duas formas de fobia baseia-se no que o paciente pensa.

Na fobia há uma forte reação contrária ao objeto, sendo o objeto afastado, a ansiedade some. Na agorafobia o medo é da dificuldade de sair de onde esteja caso passe mal, o que não acontece na fobia específica. Essa diferenciação é importante porque a fobia específica é um problema isolado, já a agorafobia dificilmente vem sozinha, geralmente antecede, vem junto ou depois de um quadro depressivo ou de pânico. Esse transtorno geralmente é identificado na infância ou mesmo na idade adulta. É um problema um pouco mais freqüente nas mulheres e apesar de eventualmente levar a desmaios isso não significa nada especialmente grave. A fobia específica é um transtorno pouco estudado pelo baixo comprometimento que geralmente representa.

Objetos mais comuns

Os objetos fóbicos mais comumente encontrados são fobia a animais como cães, aranhas, lesmas. Medo de animais altamente perigosos como cobras venenosas, jacarés, tigres não podem ser considerados patológicos. Outras fobias comuns são de sangue, de águas rasas ou profundas, trovões e tempestades, alturas, elevadores, aviões. A lista de objetos fóbicos, contudo, não é restrita: qualquer objeto desde que suscite uma resposta fóbica típica pode enquadrar os critérios de fobia específica.

Tratamento

Pela pequena quantidade de pesquisas nessa área e por causa da pequena demanda de tratamento há poucas pesquisas sobre o da fobia específica. As medicações se mostram ineficazes e a terapia cognitivo-comportamental apresentam resultados bastante satisfatórios.



Ref. Bibliograf: Liv 01 Liv 02 Liv 14 Arch Gen Psychiatry 2001; 58(3): 257-265The Genetic Epidemiology of Irrational Fears and Phobias in MenKendler, Kenneth S
www.psicosite.com.br

10 comentários:

PensarFalar disse...

Interessante blog! Faça uma visitinha tb!
http://vitaperfectaest.blogspot.com/

http://www.muito-bem-obrigada.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei o blog muito bem escrito, precisamos de mais texts assim que nos alertam da realidade no nosso dia a dia para que possamos estar atentos e esperar mais confiantes Aquele que virá nos buscar!
"Ora vem Senhor Jesus!"

Anônimo disse...

Nossa... quase nao consigo ler o texto con as imagens que estavam ao lado. :) Acho que tenho fobia..

Carol disse...

Nossa... quase nao consigo ler o texto con as imagens que estavam ao lado. :) Acho que tenho fobia..

Viver é libertar! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viver é libertar! disse...

Quase morri quando me deparei com a imagem do único bicho que morro e sofro de medo,e logo uma foto de um aracnideo enorme,mas a materia é muito interessante!Parabéns!

Gilvania disse...

Favor trocar a cor das letras, para preta ou azul. Obrigada

Gilvania

05/07/2010

Anônimo disse...

Bom! Interessante os artigos.Agora que estamos na era da internet.Que se podia dizer dos relacionamentos cibernéticos,poderiam trazer conseqüências negativas o não ?

Anônimo disse...

0i ,gostaria de ver ai uma materia sobre menopausa e desejo sexual perdido,to com esse problema,amo mto meu esposo mais com a chegada da menopausa meu apetite sexual tem desaparecido e isso tem me causado mtos problemas.Gostaria de obter dicas de como poder lidar com essa situacao.Obrigada fiquem na paz de Deus

flower disse...

blog mto bom,gostaria de ver materia sobre menopausa e sexualidade plena como obter.Tenho passado por problemas por causa disso em meu casamento ,me ajudem.